Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Foi atacado

Leonardo, do 'MasterChef', desabafa sobre racismo nas redes sociais

Agência Estado
04 jul 2017 às 10:28

Compartilhar notícia

- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No último domingo (2), Leonardo Santos, participante da atual edição do MasterChef, usou as redes sociais para falar sobre racismo. Ele conta que, durante a madrugada, recebeu uma montagem com fotos de participantes negros do reality, inclusive dele, na qual o autor afirma ter nojo deles e pena de quem já comeu algo que eles fizeram. "Volta pra senzala", terminava a mensagem.

Leonardo afirma que não se sentiu afetado com as palavras, porque todas as situações de preconceito pelas quais já passou fizeram com que ele adotasse a postura que tem hoje.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Tudo isso que vocês chamam de arrogância, prepotência ou qualquer outro rótulo que não cabe num participante branco, se chama autoconfiança, autoafirmação, foco, são coisas que pessoas como nós precisam ter muito, pra poder sobreviver porque não recebem isso de outras pessoas", escreveu o participante.

Leia mais:

Imagem de destaque
Inscrições abertas

Band abre inscrições para as temporadas do “MasterChef Brasil” em 2024

Imagem de destaque
Parceria de longa data

Ana Hickmann vai apresentar especial de fim de ano na Record; saiba como será

Imagem de destaque
Saiba mais

Luis Miranda e Marcos Veras vão comandar quadros no reality BBB 2024

Imagem de destaque
Entenda

Angelina Jolie diz não conseguir viver livremente após se separar de Brad Pitt


Com licença, precisamos falar sobre preconceito. Durante essa madrugada recebi uma imagem que continha essas mesmas pessoas com a seguinte mensagem "vocês são um lixo, eu tenho nojo de todos vocês, tenho pena de quem já comeu ou come qqr me@&a que vcs fazem, eu torço todos os dias pra vc ser humilhado e eliminado volta pra senzala embuste lixo" se doeu? Não, nenhum pouco. Durante toda a minha vida eu fui perseguido nos corredores dos supermercados, tive minhas notas de dinheiro reviradas e conferidas pelo caixa do supermercado 40 mil vezes, fui desprezado pelo vendedor por achar q eu não poderia comprar algo, e várias outras situações que qualquer outro cidadão negro já passou. Isso tudo contribuiu pra postura que eu adoto hoje, tudo isso que vocês chamam de arrogância, prepotência ou qualquer outro rótulo que não cabe num participante branco, se chama auto-confiança, auto-afirmação, foco, são coisas que pessoas como nós precisam ter muito, pra poder sobreviver porque não recebem isso de outras pessoas. (...)

Publicidade

Uma publicação compartilhada por Leo Santos | Masterchef 4ª (@leonardomchefbr) em



(...)Mas essa imagem me permitiu refletir um pouco sobre esse cenário asqueroso de racismo oculto que vivemos todos os dias, foram alguns minutos olhando os participantes da foto e fazendo uma rápida busca na internet, e pronto: o participante negro que reclama não conhecer ingrediente "é pobre, chorão, se fazendo de vítima, insuportável" uma outra participante qualquer com a mesma atitude "não é obrigada a conhecer tudo", a participante negra que quer dominar sua praça na prova em grupo " tá se achando, a macaca" o outro participante branco que além de cuidar da praça dele ainda quer se meter na praça do outro "tá preocupado com o resultado da equipe", o participante negro que foi eliminado e ficou puto "não sabe perder, ridículo, chorão, volta pra Bahia" a participante branca "não deveria ter saído", a participante negra que apresentou dificuldades em algumas provas, não se saiu tão bem e voltou na repescagem é "imunda, corta essa cabelo nojento, deveria voltar pro buraco de onde não deveria ter saído", o participante branco na mesma situação é "tão fofo, meu crush", a participante negra que chorou em uma prova ou outra por resultados bons ou não é "chorona, insuportável, horrorosa, deveria ter saído" a participante branca chorando " é sensível tadinha", os participantes negros auto-confiantes e determinados são arrogantes, prepotentes e um milhão de outros xingamentos, os participantes brancos confiantes sim são confiantes e determinados. Não usar xingamentos explícitos, ou falar sobre cor da pele não te faz uma pessoa livre de preconceito, suas atitudes sim são capazes de falar sobre você. E quando eu faço alguma coisa no programa que não agrada gente como vocês, tenho cada vez mais certeza que estou no caminho certo. Muito obrigado por me acordar de madrugada com uma porcaria dessas, mas que foi capaz de mostrar o quanto somos diferentes, graças a deus. #masterchefbr #teamleo

Publicidade

Uma publicação compartilhada por Leo Santos | Masterchef 4ª (@leonardomchefbr) em




O jovem de 22 anos disse que o fato o fez refletir sobre o racismo oculto vivido diariamente e citou as diferenças nos comentários feitos a participantes brancos e negros do MasterChef.


"O participante negro que reclama não conhecer ingrediente 'é pobre, chorão, se fazendo de vítima, insuportável', uma outra participante qualquer com a mesma atitude 'não é obrigada a conhecer tudo'. A participante negra que quer dominar sua praça na prova em grupo 'tá se achando, a macaca', o outro participante branco que além de cuidar da praça dele ainda quer se meter na praça do outro 'tá preocupado com o resultado da equipe'", escreveu.

Leonardo conclui a publicação dizendo que "não usar xingamentos explícitos, ou falar sobre cor da pele não te faz uma pessoa livre de preconceito, suas atitudes sim são capazes de falar sobre você".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo