Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Com novidades

Programa 'Palavras Cruzadas', da TV Brasil, será espaço de debates

Agência Brasil
14 mar 2016 às 13:53

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"O Brasil está vivendo um momento tão estranho que conversar faz bem", disse o jornalista Paulo Markun, ao falar sobre o mais novo programa de entrevista da TV Brasil que irá comandar, o Palavras Cruzadas, que estreia nesta quarta-feira (16). Segundo o jornalista, o objetivo do programa é ser um espaço de debates, que contribua para a diminuição da polarização de ideias.

"Acho que [o programa] pode permitir que se explicitem as ideias e os pontos de vista com pouco mais de tempo. Muitas vezes, nas próprias redes sociais, as coisas se reduzem a 140 caracteres e está resolvido, meia dúzia de chavões e não vamos sair da crise que o Brasil está envolvido desta maneira", disse Markun, que participou do programa Sem Censura, da TV Brasil, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (11).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



"A televisão, mutias vezes, se dobra de tal maneira à necessidade da busca de audiência que isso [o aprofundamento das discussões] se perde. Uma TV pública tem por compromisso fazer esse trabalho e espero que possamos levar isso na prática".

Leia mais:

Imagem de destaque
Inscrições abertas

Band abre inscrições para as temporadas do “MasterChef Brasil” em 2024

Imagem de destaque
Parceria de longa data

Ana Hickmann vai apresentar especial de fim de ano na Record; saiba como será

Imagem de destaque
Saiba mais

Luis Miranda e Marcos Veras vão comandar quadros no reality BBB 2024

Imagem de destaque
Entenda

Angelina Jolie diz não conseguir viver livremente após se separar de Brad Pitt


O Palavras Cruzadas será exibido às 22h, e terá uma hora e meia de duração. A direção é de Albino Castro. Markun será acompanhado da jornalista Teresa Cruvinel, que já presidiu a EBC, e mais três entrevistadores a cada programa.

Publicidade


"A Teresa Cruvinel é participante permanente do programa e os outros três entrevistadores serão variáveis e escolhidos de acordo com o personagem que estará no centro do debate, com capacidade de fazer as perguntas apropriadas e necessárias", disse Markun.


Para o jornalista, que comandou o programa Roda Viva, da TV Cultura, por dez anos, a principal preocupação na escolha dos entrevistadores é com a capacidade de saber ouvir o entrevistado e ter conhecimento sobre o assunto para chegar aos pontos essenciais. "Acho que é fundamental que haja curiosidade de quem pergunta. Acho que a pluralidade é fundamental na escolha dos entrevistados, procurar buscar um panorama da sociedade, os pontos de vista divergentes, as opiniões contrárias e fazer isso ao longo do tempo".

Publicidade


A primeira convidada será a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia, futura presidenta da Corte a partir de setembro. Markun disse que foi uma "longa batalha" conseguir convencer a ministra a participar do programa. "A ministra não é de dar entrevistas e pouco presente na mídia, mas é boa de conversa e muito interessante. Ao mesmo tempo, ela não é governo e não é oposição, mas é integrante de um poder que está na crista da onda e se posiciona firmemente nesse cenário que a gente está vivendo. Foi uma escolha bastante feliz e marca um pouco essa busca por pluralidade e aprofundamento".


No primeiro programa, os entrevistadores serão a jornalista Claudia Safatle, diretora da sucursal do jornal Valor Econômico em Brasília; o jornalista Márcio Chaer, diretor da revista eletrônica Consultor Jurídico e a colunista da Folha de S.Paulo, Mônica Bergamo.

O entrevistado no segundo programa será o secretário nacional para a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Marco Aurelio Klein, que terá a tarefa de fazer mais de 6 mil análises de doping durante a Olimpíada e Paralimpíada do Rio de Janeiro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo