O SBT, canal de Sílvio Santos, foi obrigado pelo Tribunal de São Paulo a indenizar em R$ 59 mil, o participante Júlio Augusto de Souza, que esteve no do programa 'Vinte e Um', em 2007, respondendo questões sobre o seu time de coração, o Corinthians.
Segundo informou o site Consultor Jurídico, a condenação se deu pelo fato de uma questão ter sido mal formulada. O argumento usado pelo tribunal foi de que houve impropriedade na questão formulada e que a pergunta havia sido de maneira capciosa e que isso levou o candidato a perder a chance de levar para casa o prêmio todo.
A regra do programa previa que o participante podia usar uma única bibliografia para responder todas as perguntas relacionadas sobre o Corinthians. Souza optou pelo livro 'Corinthians é Preto no Branco', escrito pelo publicitário Washigton Olivetto e o jornalista Nirlando Beirão.
Leia mais:
Band abre inscrições para as temporadas do “MasterChef Brasil” em 2024
Ana Hickmann vai apresentar especial de fim de ano na Record; saiba como será
Luis Miranda e Marcos Veras vão comandar quadros no reality BBB 2024
Angelina Jolie diz não conseguir viver livremente após se separar de Brad Pitt
A publicação traz páginas brancas com versões fantasiosas sobre fatos e jogos do time. Resultados inverídicos desejados pelos autores. Já as páginas pretas continham textos denominados pelos autores de "a verdade dos outros ou dos fatos".
A pergunta realizada pelo programa que eliminou o jogador foi a respeito de uma partida em que o resultado foi de 4 a 0, afirmação inverídica feita no livro, na página branca, pois esse era o desejo dos autores. No entanto, a resposta foi dada como verdadeira pela direção do programa do SBT. A resposta realmente correta seria 4 a 2. Com isso, o candidato foi eliminado e perdeu a chance de conquistar o valor máximo de R$ 120 mil.
O SBT informou que deverá recorrer da decisão.