O volante Bastian Schweinsteiger foi nomeado capitão da seleção da Alemanha nesta terça-feira, substituindo o lateral Philipp Lahm, que decidiu se aposentar da equipe. Schweinsteiger, de 30 anos, assume o lugar de seu companheiro de time - o Bayern de Munique - e que também está com 30 anos, mas se afastou da seleção depois de vencer a Copa do Mundo no Brasil.
"Schweinsteiger sempre assumiu a responsabilidade quando ele tinha que fazer. Eu sempre pude contar com ele", disse o técnico da seleção alemã, Joachim Löw, que disse que o volante permanecerá como capitão por pelo menos dois anos. "Ele é muito respeitado na equipe e entre a comissão técnica. Sua imensa experiência também é importante".
Schweinsteiger disputou 108 jogos pela Alemanha desde a sua estreia em um amistoso contra a Hungria em 6 junho de 2004. "Temos desenvolvido uma relação de confiança ao longo de muitos e muitos anos", disse Löw, que assumiu o cargo de treinador após a Copa do Mundo de 2006, depois de trabalhar por dois anos como assistente de Jurgen Klinsmann.
Leia mais:
Brasileiro tem Botafogo com uma mão e meia na taça e Palmeiras à espera de milagre
Encabeçada pelo Londrina EC, plataforma da Squadra chega a cinco clubes
Mercado vê alvos do Corinthians, porta aberta para Jesus e saídas no Santos
Juventude vence São Paulo dentro do Morumbis e escapa do rebaixamento
Porém, Schweinsteiger vai ficar de fora dos dois próximos jogos da Alemanha por causa de um persistente lesão no joelho. Assim, Löw escolheu o goleiro Manuel Neuer para ser o capitão no amistoso desta quarta-feira contra a Argentina.
Löw também definiu o ex-técnico do Stuttgart Thomas Schneider como seu novo assistente em substituição a Hansi Flick, que entregou o cargo que ocupava desde 2006, para tornar-se diretor esportivo da Federação Alemã de Futebol. Schneider, de 41 anos, assumirá o cargo em outubro, com contrato válido até a Eurocopa de 2016. "Eu acredito que ele é o homem certo para o cargo", disse Löw.
O treinador prestou homenagens a Lahm, Per Mertesacker e Miroslav Klose pelos serviços prestados ao futebol alemão. O trio se aposentou da seleção após a Copa do Mundo. "Eu gostaria de continuar a trabalhar com os três, mas as saídas dão aos jovens jogadores a oportunidade de estabelecer-se na equipe".