O técnico Roberto Fonseca mal chegou ao Guarani e já tem decisões importantes a tomar nos próximos dias: avaliação do grupo, lista de dispensas e contratações. Isso porque o time campineiro foi para a pausa da Copa América em situação delicada, na vice-lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro, com apenas cinco pontos somados em oito rodadas.
Apresentado nesta quarta-feira, data de retorno do elenco aos trabalhos, o novo treinador precisa conversar com a diretoria sobre os jogadores com os quais ele não conta. Para tal, Fonseca promete analisar o desempenho de cada um nos primeiros dias de trabalho.
"Eu não gosto de números, porque geram expectativas para chegadas e saídas. É algo frio. De repente, o atleta te surpreende no dia a dia. Essa é a lei que rege a parte profissional. Vamos ter de reacomodar as peças. Isso vai ocorrer naturalmente", afirmou o técnico em entrevista coletiva.
Leia mais:
Artilheiro e manutenção de elenco estão entre os planos do Corinthians para 2025
Mesmo com Facundo, Palmeiras ainda busca uma estrela para vestir a camisa 9
Claudinho quer jogar no Santos em breve
Estêvão diz que vai realizar sonho ao enfrentar Messi no Mundial de Clubes
O que se sabe até aqui é que os atacantes Álvaro e Jefferson Nem estão liberados. Além disso, atletas que vinham sendo titulares como o goleiro Giovanni, o zagueiro Xandão e o meia Felipe Amorim estão fora dos planos do presidente Palmeron Mendes Filho
O elenco terá quatro dias consecutivos de treinamento - de quarta a sábado. Os três primeiros ocorrem no Exército, em Campinas, e dois deles serão fechados à imprensa por determinação do anfitrião. Atletas ganham descanso no domingo e retornam na segunda.
"A transição tem de ser feita com ética e maturidade. Os atletas continuam o trabalho normalmente. É o ciclo da profissão. Todos sabem quem está no plantel, quem deve sair. As trocas são normais, faz parte de um processo para o atual cenário em que estamos inseridos hoje", completou o comandante.
Fonseca também trabalha com nomes para reforçar o Guarani, porém pede cautela: "Há situações pontuais. A maioria dos nomes está empregada. Temos de realocar situações. Estamos trabalhando com algumas opções no mercado e vamos ter boas surpresas em breve. Antes do dérbi, há alguns projetos mais próximos, como a nossa estreia e os amistosos".
O treinador está há 20 dias do primeiro jogo com a camisa do Guarani. A partida será contra o CRB, na sexta-feira 12 de julho, às 19h15, no estádio Rei Pelé, casa do adversário.