O Atlético-MG desperdiçou na noite desta quarta-feira a chance de diminuir a enorme diferença que o separa do líder Fluminense, que, um pouco antes, tinha empatado com o Grêmio. O time mineiro também só empatou, ao ficar nos 2 a 2 com o Santos, na Vila Belmiro, e segue com os mesmos nove pontos de desvantagem para o primeiro colocado do Brasileirão.
Ainda em segundo lugar no campeonato, com 60 pontos, o Atlético-MG joga sua última esperança de ser campeão no domingo, quando recebe justamente o Fluminense no Independência. Para o Santos, o empate em casa nesta quarta-feira também foi frustrante. Na volta de Neymar, depois de três jogos de ausência, o time chegou aos 42 pontos no Brasileirão.
O Santos teve um começo de jogo fulminante e abriu o placar com apenas 18 segundos. Após receber bom passe de Felipe Anderson, o atacante argentino Miralles apareceu na área para fazer 1 a 0 e marcar seu quarto gol nos últimos três jogos, justificando a chance que ganhou do técnico Muricy Ramalho para ser titular pela primeira vez junto com Neymar.
Leia mais:
Botafogo amplia ano glorioso com título do Campeonato Brasileiro
Yuri Alberto, com 15 gols pelo Corinthians, é o artilheiro do Campeonato Brasileiro
Gabigol marca e emociona, mas Flamengo empata com Vitória na última rodada
Flu vence, escapa da Série B, e Palmeiras é vice em Allianz baixo astral
Para enfrentar o Atlético-MG, Neymar superou o grande desgaste de ter jogado no dia anterior, quando marcou dois gols na vitória da seleção brasileira em amistoso contra o Japão, por 4 a 0, na Polônia. Ele desembarcou no Brasil no começo da manhã desta quarta-feira e, mesmo assim, entrou em campo à noite para poder defender o Santos no Brasileirão.
Tanto esforço valeu a pena. Neymar completou nesta quarta-feira 200 jogos com a camisa do Santos, recebendo um placa do clube como homenagem. E comemorou em grande estilo, com um golaço. Aos 10 minutos, ele deu um drible de costas em Rafael Marques, passou por Leonardo Silva e ainda se livrou de Júnior César antes de tocar no canto do goleiro Victor.
Assim, com 10 minutos de jogo, o Santos já vencia por 2 a 0. Mas, depois do susto inicial, o Atlético-MG teve forças para buscar o empate ainda no primeiro tempo. Aos 16, Serginho passou fácil pela marcação de Léo e cruzou na medida para Bernard diminuir. E aos 26, o mesmo Bernard dividiu com o goleiro Rafael e a bola sobrou para Jô deixar tudo igual no placar.
No começo do lance que originou o gol, o zagueiro Rafael Marques sofreu um violento choque de cabeça com seu companheiro Leonardo Silva e chegou a ficar desacordado por um breve período. Por problemas de infraestrutura na Vila Belmiro, o atendimento ao jogador do Atlético-MG demorou 11 minutos, até que ele fosse retirado de ambulância para o hospital.
Quando deixou o estádio, Rafael Marques já estava consciente. E, segundo as primeiras informações médicas, a violenta pancada na cabeça não passou de um susto. Mas, depois da longa paralisação e do trauma de ver o zagueiro sendo atendido, o jogou esfriou. O ritmo dois times diminuiu bastante, bem diferente do que vinha acontecendo até então.
No segundo tempo, os dois times também não conseguiram repetir a intensidade que mostraram nos minutos iniciais da partida. Do lado santista, as investidas de Neymar foram paradas quase sempre com falta. E do lado atleticano, Ronaldinho Gaúcho teve dificuldades para criar as jogadas de ataque. Assim, as oportunidades de gol ficaram mais escassas.
As melhores chances foram do Santos. Aos 24 minutos, Neymar chutou colocado e Victor fez linda defesa. E aos 30, Miralles arriscou de fora da área, assustando o goleiro atleticano. Para complicar a situação do Atlético-MG, Bernard sofreu um trauma e precisou sair do jogo, deixando seu time com um jogador a menos - as três substituições já tinham sido feitas.
Como ficou com um jogador a menos, o Atlético-MG perdeu a força ofensiva e quase não ameaçou mais o goleiro Rafael nos últimos minutos da partida. Do outro lado, Neymar não se abalou com o cansaço e tentou levar o Santos à vitória com suas belas jogadas. Mas o astro santista não teve sucesso e o confronto na Vila Belmiro terminou mesmo empatado por 2 a 2.