Com gols da dupla KK, Kléberson e Kléber, o Atlético estreou com vitória no Brasileirão 2001 contra o Grêmio de Porto Alegre. A vitória rubro-negra terminou com uma sequência de 20 jogos invictos do Grêmio, atual campeão da Copa do Brasil.
O jogo começou em alta velocidade, com os dois times ligados na marcação e tentando lançamentos para o ataque. E foi assim que saiu o gol atleticano, logo aos 4 minutos de partida. O Atlético roubou a bola e Alex Mineiro lançou Kléber, que venceu o zagueiro na corrida. O goleiro Danrlei, que saía do gol foi driblado e ficou sentado no gramado. Kléber só tocou para marcar o primeiro gol atleticano no Brasileirão 2001.
O Atlético era rápido no ataque e obrigava o goleiro Danrlei a trabalhar. O Grêmio tentava chegar ao gol de empate com jogadas aéreas. Através de faltas, escanteios e cruzamentos, jogava a bola alta sobre a área, mas os atacantes não conseguiam a conclusão.
O time gaúcho tentava ganhar o domínio do jogo através de inúmeras faltas. Muitas delas não eram marcadas pelo árbitro que também economizou nos cartões para os gaúchos. Aos 40 minutos, Kléber chuta de fora da área e quase surpreende o goleiro Danrlei.
Leia mais:
Nordeste terá recorde de clubes no Brasileirão
Botafogo chega mais perto do título, e Corinthians da Libertadores
Londrina EC muda comissão técnica e contrata head comercial
Delegação do Botafogo chega ao Rio, e multidão lota praia para comemorar
No segundo tempo, o Atlético iniciou pressionando e num cruzamento, Alex Mineiro quase faz o segundo gol. O Grêmio respondeu em seguida, na cobrança de uma falta, Ânderson chutou bem e obrigou Flávio a uma boa defesa.
Quando o Grêmio ameaçava pressionar, saiu o segundo gol atleticano. O meia Kléberson chutou forte, de fora da área, a bola desviou na zaga e enganou o goleiro Danrlei. O gol aconteceu aos 13 minutos do segundo tempo.
Em seguida, o goleiro Flávio, do Atlético, novamente teve que trabalhar firme para evitar um gol em um chute de Rodrigo Mendes. O técnico Tinga tentou reforçar o ataque e tirou os dois Rodrigos para as entradas de Luis Mário e Cláudio.
No Atlético, Mário Sérgio tirou Alex para a entrada de Adauto. O lateral Fabiano saiu machucado, com suspeita de fratura no tornozelo, para a entrada de Douglas. O Atlético ainda teve oportunidades de contra-ataque, mas o artilheiro Kléber mostrou-se dispersivo e errou as jogadas.
Aos 33 minutos, depois de uma falha de Douglas, a bola sobra para Claudio que chuta errado e perde o gol. Mário Sérgio chama o lateral-esquerdo junior Ivan no lugar de Adriano. Do outro lado
Aos 39 minutos, Luis Mário entra na área e é barrado pela defesa. O árbitro marca pênalti. Zinho cobra e a bola vai na trave. Foi o quinto pênalti seguido que a bola não entra no gol de Flávio.
Aos 41, Kléber e Adauto puxaram um contra-ataque que terminou numa boa defesa do goleiro Danrlei para evitar o terceiro gol atleticano. No final, a estréia com vitória para o rubro-negro.
Ficha Técnica
Atlético: Flávio; Gustavo, Nem e Rogério Corrêa; Alessandro, Pires, Kléberson, Adriano (Ivan) e Fabiano (Douglas); Alex (Adauto) e Kléber. Técnico: Mário Sérgio.
Grêmio: Danrlei; Marinho, Anderson Polga e Claudiomiro; Anderson Lima, Gavião, Tinga, Zinho e Rubens Cardoso; Rodrigo Mendes (Luís Mário) e Rodrigo Grau (Cláudio). Técnico: Tite.
Gol: Kléber, aos 4 minutos do primeiro tempo e Kléberson, aos 13 minutos do segundo tempo, para o Atlético.
Árbitro: Léo Feldman (RJ)