Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Cobrando ações

Brasil e Espanha emitem nota conjunta sobre racismo sofrido por Vini Jr.

Ansa Brasil
23 mai 2023 às 15:10

Compartilhar notícia

- Reprodução/Instagram
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Igualdade Racial do Brasil e o Ministério da Igualdade da Espanha publicaram uma nota conjunta nesta terça-feira (23) em que condenam e cobram ações sobre o caso de racismo contra o jogador brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid, em fato ocorrido no último domingo (21) pelo Campeonato Espanhol.


O documento, em português e espanhol, afirma a “mais contundente e absoluta condenação ao racismo no esporte e à violência que ele gera, que constitui uma grave violação dos direitos humanos e perpetua a desigualdade e a discriminação em todos osâmbitos da sociedade". O texto ainda ressalta que “atitudes racistas, sexistas e fascistas dentro e fora dos campos de futebol são intoleráveis em uma democracia”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No segundo ponto, os ministérios prestam solidariedade ao atleta e a todos os que sofrem com o racismo no esporte, já que consideram que o setor "deve ser um reflexo dos valores de igualdade, respeito e diversidade que norteiam nossas sociedades e nele não há lugar para quem propaga mensagens de ódio, racismo, perseguição e”, assim como ocorreu em uma nota conjunta de cinco ministérios brasileiros, cobra atitudes concretas das instituições competentes para não haver impunidade e para a "proteção e reparação” para as vítimas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Supercopa Paraná de Verão

Com gols de Kevyn e Icaro, Londrina EC vence o Maringá em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Ex-Portuguesa

Zagueiro Marco Antônio é o novo contratado do Londrina EC

Imagem de destaque
Mundial

Ancelotti confirma Mbappé no Qatar e pede tempo a Endrick

Imagem de destaque
Análise

Saída de dois jogadores do São Paulo cumpre 60% de meta de economia salarial


Imagem
Ministros emitem nota de repúdio contra racismo sofrido por Vini Jr.
Ministérios pedem que as "autoridades governamentais e esportivas da Espanha" tomem providências necessárias "a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos".


A nota ainda ressalta que, recentemente, os dois países assinaram um memorando de entendimento para promover a igualdade racial € o combate ao racismo e outros tipos de discriminação.


"O Ministério da Igualdade da Espanha, no âmbito do referido memorando de entendimento, compromete-se a promovê-lo no exercício das competências que lhe correspondem para a proposta, promoção e desenvolvimento da aplicação transversal do princípio da igualdade de tratamento e a eliminação de todo tipo de discriminação de pessoas por motivos de origem racial ou étnica”, acrescenta.


O enésimo episódio de racismo contra Vini Jr na partida contra o Valencia, gerou uma onda de apoio ao atleta brasileiro e de cobrança às autoridades espanholas - que nada fizeram de efetivo no caso do jogador. O caso acabou também virando uma crise diplomática entre as duas nações, com cobranças públicas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade