Foi mais fácil do que se esperava. A vitória de 2 a 1 sobre a Inglaterra colocou o Brasil na semifinal e, mais do que nunca, como favorito ao título da Copa 2002. O Brasil vai enfrentar o vencedor de Senegal x Turquia na próxima quarta-feira, às 8h30. Se vencer, estará em sua sétima final, a terceira consecutiva.
O Brasil dominou toda a partida, mas foram os ingleses que abriram o placar depois de uma falha da zaga brasileira, aos 23 minutos da primeira etapa. Heskey fez um lançamento longo no meio do campo e Lúcio dominou mal a bola, deixando de graça para o craque inglês Michael Owen. Sozinho na área, Owen marcou fácil na saída do goleiro Marcos.
A agonia brasileira durou pouco mais de 20 minutos. No final do primeiro tempo, a Seleção empatou com uma grande jogada de Ronaldinho Gaúcho, o herói da partida. Em um contra-ataque fulminante, Ronaldinho deixou para trás os marcadores e tocou na entrada da área para Rivaldo, que marcou de primeira. Rivaldo se igualou ao alemão Klose e a Ronaldo, os artilheiros da Copa até agora, com cinco gols.
Leia mais:
Brasileiro tem Botafogo com uma mão e meia na taça e Palmeiras à espera de milagre
Encabeçada pelo Londrina EC, plataforma da Squadra chega a cinco clubes
Mercado vê alvos do Corinthians, porta aberta para Jesus e saídas no Santos
Juventude vence São Paulo dentro do Morumbis e escapa do rebaixamento
O Brasil voltou embalado para o segundo tempo. Logo aos 4 minutos, Ronaldinho bateu com muita categoria uma falta de fora da área e colocou a Seleção na frente. Ao invés de cruzar, chutou direto para o gol e enganou o goleiro inglês, que estava um pouco adiantado. A bola entrou bem no cantinho, perfeita.
Pouco depois, Ronaldinho entrou de sola em Mills, numa falta sem a menor explicação. Em cima do lance, o juiz mexicano Rizo expulsou o jogador, que agora não poderá participar da semifinal.
Durante o segundo tempo o goleiro Marcos teve pouco trabalho. As bolas altas dos ingleses não surtiram efeito. Na falta de chances de gol, Beckham apelou para atirar-se no chão dentro da área e por duas vezes tentou cavar um pênalti. O juiz ignorou as encenações.
O Brasil administrou a vantagem e passou a tocar mais a bola e a ganhar tempo. A entrada de Edílson no lugar de Ronaldo deu mais fôlego à equipe, que segurou bem a pressão inglesa mas também não criou muitas oportunidades.
História
A Inglaterra fez o seu 11º Mundial. Foi campeã em 1966 e 4º lugar em 1990. Era considerada uma das favoritas da Copa 2002, principalmente depois de passar pelo "grupo da morte" na primeira fase, considerado o mais difícil de todos. Ajudou a eliminar a Argentina e a Nigéria e tirou a Dinamarca nas oitavas-de-final.
Até a vitória de hoje, o Brasil havia enfrentado a Inglaterra três vezes em mundiais. Foram duas vitórias brasileiras, em 62 e 70, e um empate, em 58. Nessas três copas, o Brasil foi campeão.