O Campeonato Paranaense, nos moldes como é realizado hoje, está com os dias contados. Os três grandes do futebol estadual, Atlético, Coritiba e Paraná Clube, podem ficar de fora da competição estadual no próximo ano. A inteção do trio é participar da Copa Sul-Minas de 2002, com 16 clubes dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Cada estado deve fornecer quatro times. O quarto representante do Estado ainda não foi definido. Mas os fortes candidatos para a vaga são: Malutrom e Londrina. O time de São José dos Pinhais poderia ter sacramentada a sua inclusão se tivesse torcida. Devido a esse fator, o tubarão leva vantagem na largada pela disputa da quarta vaga.
Também existe a possibilidade da Federação Paranaense de Futebol (FPF) organizar um torneio para escolher o quarto representante. Seria uma forma do presidente da entidade, Onaireves Rolim de Moura, fazer uma média com os clubes afiliados da Série Ouro.
Leia mais:
Atlético-MG e Botafogo jogam pela Glória Eterna da Copa Libertadores
Argentina pede ordem e mobiliza 1.500 policiais para final da Libertadores
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Na última sexta-feira, na sede da entidade, em São Paulo, no bairro do Itaim, os seis integrantes do Clube dos 13 se encontraram. Eles discutiram assuntos relacionados com as cotas de televisão. A reunião foi rápida e a conversa ainda ficou nos preliminares.
O presidente do Coritiba, Francisco Araújo, está apoiando a realização da competição. "Estamos procurando maneiras de melhorar nossa receita. Se tivermos uma cota maior do que deste ano a Copa Sul-Minas se torna viável. Mas o novo torneio não condena o Campeonato Paranaense. Nós temos várias opções para preencher o calendário para o pequenos".
Já o presidente do Atlético, Marcus Coelho, explica que as negociações para a realização da nova Sul-Minas estão bastante avançada. "As coisas estão bem encaminhadas para que a Copa seja ampliada e que ocupe o primeiro semestre e reduza nossa participação no Campeonato Estadual. Ainda não temos data marcada para definir. Mas até setembro tudo vai estar definido".