O Londrina é o campeão da segunda edição da Copa da Primeira Liga. Depois do empate sem gols no tempo normal, venceu o Atlético Mineiro nos pênaltis por 4 a 2, com duas defesas do goleiro César, nesta quarta-feira, no estádio do Café, em Londrina, no norte do Paraná.
César, herói da semifinal defendendo três pênaltis contra o Cruzeiro, outro clube mineiro, voltou a brilhar barrando as cobranças dos atacantes Clayton e Rafael Moura. Nem houve a necessidade da cobrança da quinta série de penalidades.
Líder do Grupo D da Copa Primeira Liga - superando Paraná, Figueirense e Avaí - o Londrina passou por Fluminense, nas quartas de final, com vitória por 2 a 0, e Cruzeiro, na semifinal, com empate por 2 a 2 e vitória também nos pênaltis.
Leia mais:
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Vaquinha congestiona site, arrecada quase R$ 8 mi em 24h e anima Corinthians
Marta concorre ao Prêmio Marta de gol mais bonito no feminino
O time do interior do Paraná não levantava uma taça nacional desde 1980, quando venceu a Série B do Campeonato Brasileiro, na única conquista fora do âmbito estadual até então. A sua conquista mais recente havia sido em 2014, com o título do Campeonato Paranaense.
Empurrado pela torcida que lotou as arquibancadas, o Londrina começou com mais presença no campo ofensivo. Sem conseguir penetrar na defesa adversária, o time da casa arriscava chutes de longa distância, enquanto que o Atlético Mineiro também levava perigo apostando nos contra-ataques. A principal chance antes do intervalo foi de Negueba, que girou em cima da marcação de Adilson e bateu forte, exigindo boa defesa do goleiro Victor.
A segunda etapa teve o mesmo ritmo. Com o Londrina criando mais jogadas ofensivas, mas sem conseguir vazar a defesa atleticana. Mesmo com jogadores de nome, o time mineiro não justificou um placar melhor. Sem muitos lances agudos até o apito final, a decisão ficou mesmo para a disputa de pênaltis.
O Londrina volta a campo neste sábado, quando visita o Criciúma, no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC), pela 28.ª rodada da Série B. O Atlético Mineiro só joga na próxima quarta-feira, quando recebe o São Paulo no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 27.ª rodada do Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
LONDRINA 0 (4) x (2) 0 ATLÉTICO-MG
LONDRINA - César; Lucas Ramon, Dirceu, Edson Silva e Ayrton; Rômulo (Marcinho), Jardel e Jumar; Artur, Carlos Henrique (Alisson Safira) e Negueba. Técnico: Cláudio Tencati.
ATLÉTICO-MG - Victor; Alex Silva, Gabriel, Felipe Santana e Fábio Santos; Adilson, Elias, Cazares (Marlone) e Valdívia (Clayton); Robinho e Fred (Rafael Moura). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
CARTÕES AMARELOS - Ayrton, Jardel e Negueba (Londrina); Adilson (Atlético-MG).
ÁRBITRO - Bráulio da Silva Machado (SC).
RENDA - R$ 383.920,00.
PÚBLICO - 15.735 pagantes (17.003 no total).
LOCAL - Estádio do Café, em Londrina (PR).