O assunto mais quente do futebol paranaense é a definição do futuro do Campeonato Estadual, que acontece amanhã em Curitiba. Atlético, Coritiba e Paraná Clube querem disputar no início do próximo ano a Copa Sul-Minas no mesmo período do Campeonato Paranaense. Apesar da discussão, os clubes ainda não fecharam posição.
Mas o clima de bastidores pode ferver. Os clubes do interior não admitem perder os três grandes e vão se reunir amanhã com o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Onaireves Rolim de Moura, para discutir as possíveis mudanças. Moura, que vem participando de reuniões sobre a Sul-Minas, defende a participação dos grandes na competição regional e um estadual reunindo os chamados pequenos.
O Paraná Clube defende o encurtamento da participação dos grandes, mas não fechou o assunto com Atlético e Coritiba. "Até o momento não fomos convocados para conversar sobre o assunto. A dupla Atletiba começou a defender a idéia e ainda não nos procuraram. Mas nossa posição é de disputar as finais do Campeonato Paranaense", explica o coordenador de futebol Ocimar Bollicenho.
Leia mais:
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Vaquinha congestiona site, arrecada quase R$ 8 mi em 24h e anima Corinthians
Marta concorre ao Prêmio Marta de gol mais bonito no feminino
O atual presidente do Atlético, Marcus Coelho, defende apenas a participação do clube na Sul-Minas e não mais no Paranaense, apesar do contrato de três anos com a Rede Globo. "A TV também tem interesse de transmitir a competição. Acho que para eles é até mais interessante mostrar uma competição regionalizada. O produto vai ser melhor. Não haverá perdedores. Somente vencedores, já que os clubes do Estado também vão poder participar de competições nacionais".
O Coritiba também segue a linha do Clube dos 13. O presidente Francisco Araújo disse que o alviverde vai dar prioridade a Sul-Minas e que se sobrar espaço para o estadual o coxa deve participar. "O Campeonato Paranaense é interessante porque os clássicos regionais iriam ser mantidos. Mas nossa principal intenção é disputar uma competição mais enxuta e rentável financeiramente".