Mesmo com time misto e foco na Copa Sul-Americana, o Palmeiras venceu o Guarani por 1 a 0, pelo Brasileirão. O resultado complicou a vida do ameaçado time de Campinas, que terminará a rodada dentro da zona de rebaixamento pela primeira vez no campeonato. Com 36 pontos, o Guarani ocupa a 17.ª colocação. Já a equipe de Luiz Felipe Scolari alcançou os 50 pontos, na 10.ª colocação.
Com mais esta derrota, o Guarani chega a nove rodadas sem vencer na competição. Os números ficam ainda mais críticos na condição de visitante, já que o time campineiro não consegue um bom resultado fora de casa há quatro meses. A última vitória foi antes da Copa do Mundo, no dia 3 de junho, quando bateu o Vasco por 1 a 0, em São Januário.
A situação está tão complicada no Guarani, que Apodi e Mazola discutiram asperamente após o gol do Palmeiras. Os jogadores não chegaram a brigar, mas precisaram ser separados pelos companheiros de equipe.
Leia mais:
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Vaquinha congestiona site, arrecada quase R$ 8 mi em 24h e anima Corinthians
Marta concorre ao Prêmio Marta de gol mais bonito no feminino
Como só volta a campo no próximo domingo, às 17 horas, o time de Campinas terá bastante tempo para tentar se ajustar e ir forte para o jogo contra o Vitória. Já o Palmeiras joga na quarta-feira contra o Atlético-MG, pela partida de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana, às 22 horas, no Pacaembu. No domingo, encara o ameaçado Atlético-GO, no Serra Dourada.
O JOGO - Em um primeiro tempo monótono, os principais lances saíram de chutes de fora da área e de bolas paradas. O Palmeiras obteve maior tempo de posse de bola e saiu na frente, mas foi o Guarani que teve a primeira chance na Arena Barueri.
Aos 6 minutos, Baiano fez uma ótima cobrança por cobertura, mas viu o goleiro Bruno se esticar e mandar a bola pela linha de fundo. O time de Campinas voltou a assustar os palmeirenses com uma bomba de Preto, de fora da área, que Bruno defendeu em dois tempos, aos 13.
O time alviverde só levou perigo ao gol do rival aos 19 minutos, quando Dinei deu um chute rasteiro, também de longe, e Emerson mergulhou para não deixar rebote.
A melhor chance do Guarani saiu dos pés de Baiano. Após rápido contragolpe, o volante chutou forte da meia-lua e mais uma vez Bruno espalmou para escanteio. E foi em uma cobrança de falta que saiu o primeiro gol da partida. Aos 41, Vítor lançou pela direita para o zagueiro Leandro Amaro, que cabeceou e abriu o placar para o Palmeiras.
O Guarani voltou para o segundo tempo mais acelerado e partiu em busca do empate. Aos 6, Reinaldo pegou bem com o pé canhoto, mas a bola balançou as redes apenas pelo lado de fora. Com mais espaço, o Palmeiras aproveitou para abusar dos contragolpes e quase ampliou com Ewerthon, que, cara a cara, chutou por cima do gol, aos 10 minutos.
O ritmo forte não durou muito e o Guarani só voltou a levar perigo aos 25 minutos da segunda etapa. Moreno recebeu de Mazola pela esquerda e tentou cruzar para o meio, ao invés de finalizar, lançando a bola para a linha de fundo, na última grande chance dos visitantes neste domingo.
Ficha Técnica:
Palmeiras 1 x 0 Guarani
Palmeiras - Bruno; Leandro Amaro, Maurício Ramos e Fabrício; Vitor (Luis Felipe), Pierre, Rivaldo (Tinga), Patrik e Gabriel Silva; Ewerton (Vinícius) e Dinei. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Guarani - Émerson; Apodi, Aislan, Ailson e Moreno (Diego Barbosa); Baiano, Paulo Roberto, Renan (Giovani) e Preto; Reinaldo (Diogo) e Mazola. Técnico: Vágner Mancini.
Gol - Leandro Amaro, aos 41 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos - Maurício Ramos, Patrik e Vinícius (Palmeiras).
Árbitro - Guilherme Cereta de Lima (SP).
Renda - R$ 72.882,00.
Público - 3.170 pagantes.
Local - Arena Barueri, em Barueri (SP).