Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Belém vão sediar entre 1 e 11 de agosto os VII Jogos Sul-Americanos, disputados por cerca de 15 países em 37 modalidades esportivas. Os jogos trazem ao país a primeira competição multiesportiva desde o Pan-Americano de São Paulo, em 1963.
Uma delegação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) esteve em Curitiba, onde vistoriou as instalações do Velódromo Irineu Marinho, no Jardim Botânico, e o Parque do Iguaçu, onde se encontram as raias olímpicas para provas de remo.
Durante os jogos, Curitiba deverá sediar as provas de ciclismo e canoagem, além de danças rítmica e artística. A vistoria foi feita pelo representante do COB em Curitiba, Edgar Hübner, e por diretores da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer.
Leia mais:
Jogadora do Corinthians bate o carro, atropela mulher, tenta fugir e é impedida de deixar local
Luxemburgo diz que não quer mais ser treinador e explica motivo
STF tem cinco votos para manter prisão do ex-jogador Robinho
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Até meados de julho, os locais vistoriados devem receber pintura, reforma de instalações e obras de paisagismo. A Secretaria do Esporte será responsável pela hospedagem, alimentação, transporte e segurança durante os 11 dias dos jogos.
O Brasil foi escolhido como país-sede dos VII Jogos Sul-Americanos durante a Assembléia Geral Extraordinária da Odesur, realizada em abril em Assunção, por 11 votos a 3. "Como a escolha foi em abril, a visita às cidades, a vistoria da infra-esrttura poliesportiva e a organização do evento como um todo precisam ser feitos em tempo recorde", explica o diretor de Marketing do Comitê, Jorge Elias.
Inicialmente, a sede dos jogos Sul-Americanos neste ano seria a cidade argentina de Córdoba ou Bogotá, na Colômbia. A crise argentina e os problemas de segurança na capital colombiana levou à transferência para o Brasil. Os Jogos Sul-Americanos são a principal competição da Odesur, ligada à organização Desportiva Pan-Americana (Odepa). É ela que organiza os Jogos Pan-Americanos e, por sua vez, é filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI).
Modalidades disputadas
São essas as principais modalidades que serão disputadas de 1 a 11 de agosto nas quatro cidades brasileiras escolhidas:
Curitiba: na modalidade Canoagem, abrigará provas de 200, 500 e 1.000 metros, na raia olímpica do Parque Regional do Iguaçu; Ciclismo - provas de pista, estrada, mountain bike e contra-relógio, no Velódromo Irineu Marinho e outros locais a definir; Ginásticas Artística e Rítmica - em locais a definir.
Rio de Janeiro: esgrima, futsal, judô, remo, taekwondo, tiro com arco, tiro esportivo, thriatlon e vela.
Belém: a cidade conta com a mais moderna pista de atletismo do país e sediará as provas dessas modalidades. Também terá disputas de boxe, nado sincronizado, natação, pólo aquático e saltos ornamentais.
São Paulo: boliche, esqui aquático, golfe, handebol, karatê, levantamento de peso, patinação artística, patinação de corrida, softbol feminino, tênis, tênis de mesa e tiro esportivo.