Os cinco finalistas ao prêmio de melhor jogador africano do ano foram anunciados nesta sexta-feira. Entre eles estão o atacante marfinense Didier Drogba, do Shanghai Shenhua, da China, e o seu compatriota Yaya Toure, meia do Manchester City. Decisivo para o inédito título do Chelsea na Liga dos Campeões 2011/2012, o primeiro deles aparece como grande favorito a levar essa honraria pela primeira vez na carreira, enquanto o segundo defenderá a condição de atual vencedor da premiação.
Os outros três finalistas ao prêmio são o atacante senegalês Demba Ba, do Newcastle, o volante camaronês Alex Song, do Barcelona, e o atacante ganês Andre Ayew, do Olympique de Marselha. O vencedor desta premiação será anunciado no dia 20 de dezembro pela Confederação Africana de Futebol (CAF).
Entre os candidatos, Toure defenderá a condição de atual campeão da premiação africana depois de ter ajudado o Manchester City a conquistar o último Campeonato Inglês, no qual Demba Ba tem se firmado como um dos principais goleadores.
Leia mais:
Título do algoz Flamengo aumenta esperanças do Corinthians por Libertadores
Quem são os 'reforços' confirmados por Abel no elenco do Palmeiras de 2025?
G7 no Brasileiro faz gigantes sonharem com Libertadores
Gabigol 'rouba' holofotes em título do Flamengo ao anunciar saída
No mês passado, dez jogadores foram anunciados como finalistas da premiação africana. Anteriormente indicados, o zambiano Christopher Katongo (Skoda Xanthi-GRE), o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang (Saint-Étienne), o marroquino Younes Belhanda (Montpellier), o marfinense Gervinho (Arsenal) e o nigeriano John Obi Mikel (Chelsea) acabaram ficando fora agora da briga pela honraria.
A indicação dos 10 finalistas foi determinada pelos comitês técnico, de futebol e de mídia da CAF, antes de técnicos e diretores técnicos de cada uma das confederações filiadas à entidade darem os seus votos, neste pleito que só contém atletas que atuam fora do continente africano.
A premiação também conta com uma disputa paralela, que elegerá o melhor jogador africano que atua em seu próprio continente. Os três finalistas desta disputa são o meia egípcio Mohamed Aboutrika, do Al Ahly, e os zambianos Rainford Kalaba e Stoppila Sunzu, que ajudaram o seu país a ganhar a última Copa Africana de Nações.