Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Punição

Fifa bane 3 dirigentes sul-africanos por manipulação de jogos antes da Copa 2010

Agência Estado
14 mar 2016 às 12:26

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

A Fifa anunciou nesta segunda-feira (14) punições a mais três ex-dirigentes do futebol sul-africanos suspeitos de manipulação de resultados em amistosos preparatórios para a Copa do Mundo de 2010, sediada pelo país. Eles se juntam ao ex-presidente da federação de futebol local, Lindile Kika, que já havia sido banido no ano passado.

De acordo com a Fifa, o ex-chefe-executivo da Associação Sul-Africana de Futebol (Safa, na sigla em inglês) Leslie Sedibe foi banido do esporte por cinco anos e multado em 20 mil francos suíços (R$ 73,4 mil). Já Steve Goddard e Adeel Carelse, ex-dirigentes da área responsável pela arbitragem da Safa, foram suspensos por dois anos. Kika já havia sido banido por seis anos em 2015.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Fifa investiga a possibilidade de ao menos um dos amistosos de preparação da seleção sul-africana para a Copa do Mundo de 2010 ter sido manipulado pela arbitragem. Os dirigentes da Safa estão sendo investigados por permitirem que uma companhia de Cingapura controlasse a escala de juízes para aquelas partidas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vem aí?

Guardiola se anima com o Brasil, e CBF prepara 'grande jogada', diz site

Imagem de destaque
Saiba mais

Zubeldía não conta com dupla gringa e São Paulo aguarda para definir futuro

Imagem de destaque
Entenda

Com mudança no calendário, Campeonato Paranaense deve ser antecipado

Imagem de destaque
Na Vila Santa Terezinha

Finais da Taça FEL de futebol amador serão realizadas neste domingo em Londrina


A Fifa não identificou quais os jogos que teriam sido manipulados, mas as maiores suspeitas são em relação às vitórias da África do Sul por 2 a 1 sobre a Colômbia e 5 a 0 contra a Guatemala. Diante dos colombianos, os três gols marcados surgiram de cobranças de pênalti. No primeiro, Modise chegou a perder o gol, mas a arbitragem mandou voltar. Já no triunfo sobre os guatemaltecos, houve uma série de lances duvidosos.


O confronto entre África do Sul e Guatemala foi apitado por Ibrahim Chaibou, de Níger, que está sendo investigado por envolvimento em outro escândalo de manipulação de resultados. Já a vitória sobre a Colômbia teve o queniano Langat Kipngetich como árbitro. Ele também comandou a vitória por 4 a 0 sobre a Tailândia, em outro amistoso pré-Mundial.

Os dirigentes sul-africanos banidos nesta segunda-feira foram todos considerados culpados por mau comportamento e quebra das regras relacionadas a reportar infrações e cooperar com as investigações. Sedibe é uma figura reconhecida na África do Sul e agora é chefe-executivo de uma empresa responsável por promover os bens e os serviços do país.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade