A Fifa sorteia, nesta sexta-feira (1), os grupos da Copa do Mundo 2022, que será disputada no Catar a partir de novembro. O sorteio está marcado para as 13h, em Doha, capital do país-sede da Copa.
As 32 seleções classificadas - 29 já estão definidas - serão divididas em oito grupos com quatro equipes cada, uma vinda de cada pote do sorteio. Os potes foram definidos de acordo com o ranking da FIFA. O Brasil, atual líder do ranking, é um dos cabeças de chave, assim como Catar, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal.
Seleções tradicionais, como Alemanha e Holanda, estão no Pote 2 e, portanto, podem ser adversárias do Brasil já na primeira fase.
Leia mais:
Nordeste terá recorde de clubes no Brasileirão
Botafogo chega mais perto do título, e Corinthians da Libertadores
Londrina EC muda comissão técnica e contrata head comercial
Delegação do Botafogo chega ao Rio, e multidão lota praia para comemorar
Os últimos três classificados para o Mundial serão definidos em junho. Nas Eliminatórias Europeias, a seleção de País de Gales aguarda o vencedor do confronto entre Ucrânia e Escócia. Na represcagem mundial, a seleção do Peru vai enfrentar Austrália ou Emirados Árabes Unidos, enquanto Costa Rica e Nova Zelândia decidem a outra vaga.
Confira abaixo os potes do sorteio:
POTE 1 (CABEÇAS DE CHAVE): Catar, Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal.
POTE 2: Holanda, Alemanha, Dinamarca, México, Estados Unidos, Suíça, Uruguai e Croácia.
POTE 3: Senegal, Irã, Japão, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul, Marrocos e Tunísia.
POTE 4: Canadá, Equador, Arábia Saudita, Gana, Camarões, vencedor da repescagem europeia (País de Gales x Ucrânia ou Escócia), vencedor da repescagem mundial (Peru x Austrália ou Emirados Árabes Unidos) e vencedor da outra repescagem mundial (Costa Rica x Nova Zelândia).
Regras
O sorteio para a Copa do Mundo conta com algumas restrições: seleções do mesmo continente - à exceção da Europa - não podem ficar no mesmo grupo. Isso significa que o Brasil não pode, por exemplo, enfrentar Uruguai (Pote 2) ou Equador (Pote 4). A regra também vale para as equipes ainda não definidas, ou seja, o Brasil não vai ficar no mesmo grupo do vencedor da repescagem mundial entre sul-americanos e asiáticos (Pote 4), já que este pode ser o Peru.
Para os europeus, que ocupam 13 vagas na Copa, o sorteio permite até dois times do continente por grupo.