A dramática situação do Figueirense no Campeonato Brasileiro foi atenuada com vitória por 3 a 1 sobre o lanterna Atlético Goianiense, em jogo da 29.ª rodada da competição realizado nesta quarta-feira, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. A vitória não representou mudança de posição do alvinegro catarinense na tabela de classificação (19.º, agora com 25 pontos), porém serviu para diminuir a diferença na pontuação na tentativa de sair da zona da degola.
Também serviu para resgatar o futebol de um de seus principais jogadores contratados para a temporada. Ronny, que voltou ao time depois de um longo período afastado por indisciplina foi o autor de dois gols. O Atlético, por sua vez segue na lanterna do certame, cinco pontos atrás do Figueirense.
Disposto a dar resposta à sua desconfiada torcida, o Figueirense logo tomou as iniciativas de jogo. Com jogadas verticalizadas, o time impôs pressão favorecido pela fragilidade na marcação atleticana. E logo aos 10 minutos fez por merecer a melhor apresentação com Aloísio. O artilheiro da equipe marcou o seu 10.º gol no campeonato com um chute de fora da área. A bola desviou no zagueiro Diego Giaretta e tirou do alcance do goleiro Márcio. Dois minutos depois, na falha da zaga alvinegra, o Atlético empatou. Diego Giaretta se redimiu aproveitando um rebote e, livre, tocou para o fundo das redes.
Leia mais:
Jogadora do Corinthians bate o carro, atropela mulher, tenta fugir e é impedida de deixar local
Luxemburgo diz que não quer mais ser treinador e explica motivo
STF tem cinco votos para manter prisão do ex-jogador Robinho
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Entre reclamações de um pênalti não marcado em Aloísio, aos 25, e oportunidades incrivelmente desperdiçadas, como aos 31, com o zagueiro Reniê impedindo uma finalização do atacante Júlio César embaixo do gol, o Figueirense voltou a ter vantagem no placar aos 33 minutos quando Ronny ajeitou e chutou de fora da área surpreendendo o goleiro da equipe goiana.
No segundo tempo, o Figueirense voltou ansioso, mas aos poucos foi sustentando o controle da partida. Com destaque para o atacante Aloísio - o mais visado pela marcação adversária e o maior finalizador na partida -, o Figueirense pouco foi ameaçado no período dada a fragilidade e inconstância do ataque do time visitante. O Atlético teve sua principal chance no período aos 19 minutos com o lateral-direito Adriano arriscando forte para a bela defesa do goleiro Wilson.
Sem pressa e correndo risco do empate, o Figueirense passou a agir mais e ampliou aos 37 minutos. A bela assistência de Aloisio para Ronny resultou em um giro rápido para encontrar o melhor ângulo e chutar longe do alcance do goleiro Márcio. O 3 a 1 tranquilizou o alvinegro catarinense que não se deixou ameaçar até garantir os três preciosos pontos na classificação geral.
Na 30.ª rodada, o Figueirense volta a jogar no domingo diante do São Paulo, na capital paulista, onde jamais venceu a equipe do Morumbi. No sábado, em Goiânia, o Atlético enfrenta o Internacional.