O Figueirense venceu o Grêmio por 3 a 1, nesta quarta-feira (12), em pleno Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Com a grande vitória fora de casa, o time catarinense chegou aos 41 pontos no Campeonato Brasileiro, ultrapassando o adversário gaúcho, que ficou com 39, e sonha até com uma difícil vaga na Libertadores.
A vitória do clube catarinense em território gaúcho confirma uma escrita que se aproxima de uma década. Enquanto outros times costumam sofrer para conseguir bons resultados no Olímpico, o Figueirense faz do estádio seu salão de festas e não sai dele derrotado desde 2003.
Embora tenha dominado boa parte do primeiro tempo, o Grêmio não teve qualidade para a jogada final. O time gaúcho conduzia a bola, mas passava a errar passes e lançamentos quando se aproximava da área adversária. André Lima e Marquinhos até que tiveram chances de abrir o placar, mas suas conclusões foram defendidas pelo goleiro Wilson.
Leia mais:
Atlético-MG e Botafogo jogam pela Glória Eterna da Copa Libertadores
Argentina pede ordem e mobiliza 1.500 policiais para final da Libertadores
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Embora com menor tempo de posse de bola, o Figueirense era mais perigoso quando chegava ao ataque. E confirmou sua eficiência aos 34 minutos, quando Aloisio recebeu passe de Pablo e abriu o placar. Logo depois, aos 37, Juninho arrancou pela esquerda e tocou para Elias concluir. Victor fez defesa parcial, mas não evitou que a bola rolasse mansamente para o fundo das redes: 2 a 0.
Na tentativa de reagir, Marquinhos e Douglas chegaram a acertar dois chutes na trave, mas o gol gremista não saiu no primeiro tempo. O Grêmio tentou pressionar na segunda etapa. E continuou errando, provocando murmúrios de desaprovação da torcida.
Mesmo assim, o Grêmio descontou aos 24 minutos, em jogada de Douglas, que cruzou para a área, onde o zagueiro Edcarlos marcou de cabeça. Mas o time gaúcho nem teve tempo para esboçar qualquer reação. Aos 29, Wellington Nem fez linda jogada, passou por Gilberto Silva e Victor e, quase sem ângulo, marcou o terceiro do Figueirense.
Diante do desânimo gremista, o mesmo Wellington Nem poderia ter transformado a vitória do Figueirense em goleada. Aos 41 minutos, ele se viu livre diante do goleiro Victor, mas mandou a bola para fora. Mesmo assim, o time catarinense comemorou uma grande vitória no Olímpico.