O Flamengo superou o San Jose e os obstáculos da altitude da cidade de Oruro, na Bolívia, para confirmar a vitória por 1 a 0, nesta terça-feira, pela estreia na Copa Libertadores. Com o goleiro Diego Alves como destaque pelas várias defesas, o time chegou ao gol no segundo tempo, com Gabriel, e venceu pela primeira vez em estreias fora de casa na competição.
O temor em enfrentar os cerca de 3,8 mil metros acima do nível do mar da cidade mais alta desta Copa Libertadores fez o Flamengo tomar vários cuidados. O clube foi para Oruro somente horas antes da partida, levou sete balões de oxigênio e buscou uma forma mais cadenciada de jogo para evitar se cansar cedo e dar espaços ao adversário.
A altitude deixou o Flamengo comedido no primeiro tempo. O time evitou fazer jogadas em velocidade e procurou cadenciar os ataques a todo momento. Recuado, o time dependia da presença dos atacantes Bruno Henrique e Gabriel no campo de defesa para buscar a bola, mas quase sempre a perdia antes de começar a construir as jogadas. O gramado ruim também atrapalhava.
Leia mais:
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Vaquinha congestiona site, arrecada quase R$ 8 mi em 24h e anima Corinthians
Marta concorre ao Prêmio Marta de gol mais bonito no feminino
O primeiro tempo só terminou sem gols graças a Diego Alves. O goleiro fez defesas ótimas, a principal delas em um chute à queima roupa de Saucedo. O San Jose pressionou bastante e encontrava espaços. O time boliviano seria muito mais perigoso caso fosse mais técnico. Chutes tortos, erros de passes e jogadas mal preparadas escancaravam a limitação técnica da equipe.
O técnico Abel Braga mudou no intervalo ao colocar Éverton Ribeiro na vaga de Arrascaeta. A mudança buscou dar ao time mais posse de bola no meio de campo e se impor tecnicamente a um rival que não mostrou muito repertório. O Flamengo passou a dominar a partida, trocar passes no campo de ataque e ameaçar o adversário. O gol veio aos 14 minutos, com passe de Bruno Henrique para Gabriel tocar na saída do goleiro.
A desvantagem levou o San Jose a mudar a proposta. Em vez da velocidade, o time passou a chutar mais de longe e apostar em cruzamentos, mas esbarrava na atuação segura de Diego Alves. O Flamengo sentiu o cansaço no final, porém se posicionou bem na defesa e ainda teve chance de ampliar. Gabriel perdeu uma chance livre com o goleiro Lampe, após contra-ataque.
Ainda assim, a vitória pelo placar mínimo representa uma grande conquista. O Flamengo inicia bem a Libertadores e terá agora a chance de disparar, já que nas três próximas rodadas jogará no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O próximo adversário será a LDU, de Quito, na próxima semana.
OUTROS JOGOS - A rodada inaugural da fase de grupos da Libertadores teve mais dois jogos nesta terça-feira e ambos terminaram em empate sem gols. Um deles envolveu clubes da chave, a F, que está o Palmeiras; no Peru, o Melgar recebeu o San Lorenzo, da Argentina, e não conseguiu furar a retranca adversária. Pelo Grupo C, na Argentina, o Godoy Cruz também não balançou as redes contra os paraguaios do Olimpia.
FICHA TÉCNICA
SAN JOSE 0 x 1 FLAMENGO
SAN JOSE - Lampe; Segovia, Toco, Rodríguez e Jair Torrico; Fernández (Gutiérrez), Didi Torrico, Ramallo e Sanguinetti (Marcelo Gomes); Hernández (Alessandrini) e Saucedo. Técnico: Nestor Clausen.
FLAMENGO - Diego Alves; Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Cuellar, Willian Arão, Diego (Ronaldo) e Arrascaeta (Éverton Ribeiro); Bruno Henrique (Vitinho) e Gabriel. Técnico: Abel Braga.
GOL - Gabriel, aos 14 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Hernández, Alessandrini e Segovia (San Jose); Diego, Léo Duarte, Bruno Henrique e Diego Alves (Flamengo).
ÁRBITRO - Néstor Pitana (Fifa/Argentina).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio Jesús Bermúdez, em Oruro (Bolívia).