O Grêmio confirmou a boa fase no Campeonato Brasileiro neste domingo e derrubou o líder Cruzeiro, de virada, por 2 a 1, no Olímpico. O resultado manteve o time gaúcho na briga por uma vaga no G-3 da tabela e deixou a equipe mineira ameaçada na primeira colocação.
O time de Renato Gaúcho chegou aos 46 pontos, quatro a menos que o Corinthians - empatou sem gols com mo Guarani. O Cruzeiro, por sua vez, estacionou nos 54 pontos e poderá ser superado pelo Fluminense, que retomará a ponta se vencer o Botafogo ainda neste domingo.
A pressão da torcida local e do embalo do Grêmio não intimidaram o Cruzeiro no Olímpico. Os visitantes superaram a boa marcação dos anfitriões e saíram na frente aos 28 minutos. Após cobrança de escanteio, Montillo abriu o placar ao acertar um chute da marca do pênalti.
Leia mais:
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Vaquinha congestiona site, arrecada quase R$ 8 mi em 24h e anima Corinthians
Marta concorre ao Prêmio Marta de gol mais bonito no feminino
O Grêmio já havia balançado as redes, aos 20 minutos, com o artilheiro Jonas. Mas o árbitro assinalara impedimento. Com maior iniciativa, os donos da casa reduziram o ritmo depois de sofrer o gol. O time se desorganizou em campo e o Cruzeiro assumiu o domínio do jogo.
Mas o controle dos visitantes não durou até o final do primeiro tempo. Nos acréscimos, Júnior Viçosa completou chute cruzado de Jonas na área e empatou a partida. No intervalo, Renato Gaúcho colocou Gilson no lugar de Fábio Santos. O Grêmio voltou marcando mais firme no meio-campo e pressionando o Cruzeiro.
Diante do bom volume de jogo dos anfitriões, o técnico Cuca resolveu mudar o time. Trocou Pablo por Gilberto para fortalecer a defesa, aos 15. O meia voltou ao time após se recuperar de lesão. Mas o Grêmio continuou levando perigo no ataque.
Aos 18, Jonas acertou a trave e, no rebote, Lúcio errou o gol. O Cruzeiro respondeu dois minutos depois. Wellington Paulista mandou para as redes, mas o gol foi anulado pelo árbitro, que marcou impedimento.
Com uma atuação apática no ataque, Thiago Ribeiro protagonizou o lance decisivo da partida na defesa. Ele fez falta em Gilson dentro da área. Na cobrança de pênalti, Jonas bateu firme no canto e garantiu a vitória do melhor time do segundo turno do Brasileirão.
Na próxima rodada, os dois times voltarão a campo para duelar com seus arquirrivais. O Grêmio disputará o clássico com o Internacional, no Olímpico, enquanto o Cruzeiro receberá o Atlético Mineiro, em Uberlândia, ambos no domingo.