Conforme uma nota divulgada no site oficial, o Grêmio Maringá entrará na justiça para reivindicar o reconhecimento da CBF do título de Campeão Brasileiro de 1968. Com a unificação dos títulos brasileiros disputados entre os anos de 1959 e 1970, oficializada na quarta-feira, 22, a equipe paranaense poderá ser reconhecido campeão brasileiro por ter conquistado o título do Torneio dos Campeões de 1968 (disputado somente em 1969) e organizado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
"Vamos atrás do que é nosso por direito, o Grêmio Maringá conquistou este título e é com respeito a história do nosso clube e a todos os torcedores maringaenses que vamos reivindicar este título", enfatizou o presidente Aurélio Almeida.
O Torneio dos Campeões, apelidado de "Robertinho", foi realizado paralelamente ao Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o "Robertão" e teve como participantes o Botafogo (campeão da Taça Brasil de 1968), o Santos (o campeão do Robertão de 1968), o Sport (o campeão do Torneio Norte-Nordeste em 1968) e o Grêmio Maringá (o campeão do Torneio Centro-Sul também em 1968).
Leia mais:
Brasileiro tem Botafogo com uma mão e meia na taça e Palmeiras à espera de milagre
Encabeçada pelo Londrina EC, plataforma da Squadra chega a cinco clubes
Mercado vê alvos do Corinthians, porta aberta para Jesus e saídas no Santos
Juventude vence São Paulo dentro do Morumbis e escapa do rebaixamento
O Grêmio venceu as duas partidas realizadas contra o Sport, pelo placar de 3 a 0, e foi à final com o Santos. As duas partidas realizadas por estas equipes ficaram empatadas, o que forçou a realização de um terceiro confronto. Porém, o Santos, alegando indisponibilidade de agenda, desistiu da partida, fato que obrigou a CBD a dar o título do torneio para o clube maringaense. (Com informações do site oficial do clube)