Faltando menos de dois meses para o fim da Série B do Brasileiro, o Londrina faz as contas para continuar sonhando com o acesso para a elite do futebol nacional. O time descolou do G4 após empatar em 1 a 1 com o Tombense no fim de semana - em jogo que dominou boa parte do tempo -, no entanto, segue na quinta colocação, com 45 pontos. Tem três pontos a menos do que o Vasco, que figura na quarta posição - diferença de que já foi de um ponto -, e cinco em relação ao Grêmio, terceiro.
Nas últimas oito partidas, o LEC enfrentará dois clubes que hoje lutam contra o rebaixamento (Guarani e CSA), três de meio de tabela (Ponte Preta, Ituano e Sampaio Corrêa), um que pode atrapalhar os planos por estar logo atrás do Alviceleste (Sport) e outros dois que entram na categoria “confronto de seis pontos” (Vasco e Grêmio). Serão quatro duelos no estádio do Café e quatro fora. O próximo desafio é na sexta-feira (23), em casa, contra a Ponte, às 21h30.
Segundo dados do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), as equipes que alcançarem 60 e 61 pontos neste ano têm, respectivamente, 96% e 99% de probabilidade de subir para a Série A. Nas últimas cinco edições da segunda divisão os times que terminaram em quarto somaram 64 pontos (2021), 61 (2020), 62 (2019), 60 (2018) e 64 (2017).
Leia mais:
Flamengo quer tirar 'pai de geração do bilhão' do Palmeiras
Como Flamengo planeja transição do futebol a Bap com último ato de Braz
Ex-rivais, Talles Magno cita amizade com Hugo no Corinthians
Pablo Maia, do São Paulo, cancela férias para abrir 2025 recuperado
Ou seja, levando em conta as probabilidades, dos 24 pontos ainda em disputa, o Tubarão precisaria conquistar, pelo menos, 15 para tentar subir, ainda mais que terá pela frente jogos diretos. Por falar nestes compromissos, o Londrina vai precisar superar um desafio na competição. Até agora a equipe não conseguiu vencer os clubes considerados grandes ou de primeira divisão. Entre primeiro turno e segundo parcialmente foram cinco derrotas (duas para o Cruzeiro e uma para Bahia, Vasco e Grêmio) e um empate (Bahia).
Enquanto que como visitante o LEC tem o segundo melhor desempenho no campeonato, atuando no Café o time aparece em nono, indicadores que ligam o alerta de que precisará mostrar mais futebol e resultados, em especial como mandante, para voltar à Série A após quatro décadas.
Leia mais na Folha de Londrina.