Ao bater o Atlético-GO por 2 a 1, na noite da última quarta-feira, no Estádio Olímpico, o Grêmio se tornou o time com maior número de vitórias neste Campeonato Brasileiro. O time chegou a 14 triunfos em 22 partidas disputadas e ficou a um ponto do líder Atlético-MG. Após o confronto, o técnico Vanderlei Luxemburgo admitiu a importância de o time começar a criar lastro e se destacar em um critério que lá na frente poderá ser decisivo para definição do campeão nacional deste ano.
"(O número de vitórias) É um item que pode decidir o campeonato se terminarem duas equipes empatadas, é uma coisa que temos que buscar. Se não der para buscar, o empate passa a ser um bom resultado, e contra o Palmeiras o empate tinha de ser comemorado", disse o treinador, em entrevista coletiva, lembrando do jogo que terminou em 0 a 0, no último sábado, no Pacaembu, onde a equipe gremista atuou por grande parte do tempo sem o atacante Kléber, expulso no duelo.
Já ao comentar o desempenho gremista diante do Atlético-GO, o treinador enalteceu o bom início da equipe, que abriu 2 a 0 em apenas 19 minutos com dois gols de Elano. "Hoje (quarta) tivemos 25 minutos brilhantes no primeiro tempo. Depois que saiu o gol deles (já aos 25 minutos), houve um desequilíbrio grande (do Grêmio), e eles (atleticanos) foram para o tudo ou nada para ver o que iria acontecer. Faltou um pouco mais de tranquilidade da equipe para sair no contragolpe. Tem o Elano, que ainda não está no ritmo ideal e perdemos um pouco no meio (na marcação), mas foi uma vitória boa", analisou.
Leia mais:
Brasileiro tem Botafogo com uma mão e meia na taça e Palmeiras à espera de milagre
Encabeçada pelo Londrina EC, plataforma da Squadra chega a cinco clubes
Mercado vê alvos do Corinthians, porta aberta para Jesus e saídas no Santos
Juventude vence São Paulo dentro do Morumbis e escapa do rebaixamento
E, embora o Grêmio tenha chegado aos 44 pontos e assumido a vice-liderança do Brasileirão, Luxemburgo garantiu que o time ainda não pensa no título. O treinador enfatizou que o mais importante é seguir focando metas estabelecidas anteriormente, independentemente delas assegurarem ou não o troféu depois.
"Nós não estamos pensando na conquista do campeonato, estamos pensando em objetivos. Queremos somar 37 pontos neste segundo turno, e de nove (disputados) já fizemos sete. Queremos chegar aos 74 no final do campeonato", disse o comandante, lembrando da meta de dobrar o número de pontos obtidos na primeira metade da competição.