Hulk, do Atlético-MG, foi o jogador mais votado no Brasil, ficando à frente de seus compatriotas Neymar e Daniel Alves
Lionel Messi, estrela do PSG, e Alexia Putellas, destaque do time feminino do Barcelona, são os grandes vencedores do GOAL50 deste ano após mais de 23 milhões de votos dos fãs, fazendo do GOAL50 a maior votação pública da história para escolher os melhores jogadores do mundo.
Leia mais:
Nordeste terá recorde de clubes no Brasileirão
Botafogo chega mais perto do título, e Corinthians da Libertadores
Londrina EC muda comissão técnica e contrata head comercial
Delegação do Botafogo chega ao Rio, e multidão lota praia para comemorar
O GOAL50 é um prêmio anual da GOAL e elege os 50 melhores jogadores e jogadoras de futebol do mundo. Até 2020, o GOAL50 era definido por centenas de jornalistas da GOAL espalhados pelas 37 edições ao redor do mundo. Os últimos vencedores haviam sido Robert Lewandowski, Virgil van Dijk, Luka Modric, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Wesley Sneijder. Já entre as mulheres, as últimas vencedoras foram Pernille Harder e Megan Rapinoe.
Neste ano, o poder estava nas mãos dos fãs, que puderam votar entre os finalistas pré-selecionados pelo time da GOAL com base em seus desempenhos nos últimos meses. Os fãs votaram por um app cujo sistema gerava duelos aleatórios entre dois jogadores: era só escolher quem foi melhor em 2021 e partir para o próximo duelo.
No Brasil, o poder da opinião popular ficou evidente. Hulk, destaque do Atlético-MG, foi o jogador mais votado no país e contou com o apoio da torcida atleticana para deixar as estrelas mundiais para trás. No ranking final, o atacante ficou em 47º. Neymar, em décimo, e Daniel Alves, em 41º, foram os outros brasileiros finalistas. No feminino, Debinha terminou em 36º lugar.
Foram contabilizados cerca de 23 milhões de votos de mais de 500 mil fãs espalhados por 150 países. Mais de 14 milhões de votos foram para a disputa masculina, enquanto a eleição do feminino reuniu 9 milhões de votos.
Veja o top 10 final escolhido pelos fãs no masculino e no feminino:
Masculino
1. Lionel Messi (PSG)
2. Cristiano Ronaldo (Manchester United)
3. Robert Lewandowski (Bayern de Munique)
4. Mohamed Salah (Liverpool)
5. Kylian Mbappé (PSG)
6. Erling Haaland (Borussia Dortmund)
7. Karim Benzema (Real Madrid)
8. N’Golo Kante (Chelsea)
9. Kevin De Bruyne (Manchester City)
10. Neymar (PSG)
Feminino
1. Alexia Putellas (Barcelona)
2. Irene Paredes (Barcelona)
3. Asisat Oshoala (Barcelona)
4. Lieke Martens (Barcelona)
5. Sydney Lohmann (Bayern de Munique)
6. Caroline Graham Hansen (Barcelona)
7. María Pilar Leon (Barcelona)
8. Kosovare Asllani (Real Madrid)
9. Vivianne Miedema (Arsenal)
10. Lina Magull (Bayern de Munique)
Você confere as listas completas do prêmio GOAL50 na GOAL.
Alex Chick, VP de Conteúdo da GOAL, disse: “Ficamos impressionados com o nível de participação no GOAL50, tanto no masculino quanto no feminino, e como os resultados foram apertados”.
“Não foi exatamente uma surpresa que a disputa ficasse entre Cristiano Ronaldo e Messi. Durante as duas semanas de votação, eles sempre estiveram separados por poucos votos.”
“Já no feminino, Alexia Putellas venceu com mais tranquilidade, e nós ficamos extremamente orgulhosos de como nosso público abraçou de forma tão enfática a maior votação da história do futebol feminino”, destacou Alex Chick, antes de finalizar:
“O volume de votos no GOAL50 2021 fez dessa a maior pesquisa de opinião de futebol da história. Nós vamos parar de debater quem são os melhores jogadores? Provavelmente não, mas faz parte do futebol e é isso o que nos faz amá-lo tanto”.
Mais destaques do GOAL50
Messi ou Ronaldo?
Messi recebeu 50,09% dos votos no duelo direto com Cristiano Ronaldo
Em Portugal, Cristiano Ronaldo foi o mais votado e Messi ficou em 12º
Na Argentina, Messi ficou em primeiro e Ronaldo, em quarto
Mbappé x Haaland
Mbappé venceu 51,6% das disputas com Erling Haaland
Domínio do Barcelona
Na lista feminina, seis jogadoras do Barcelona ficamra no top 10, no maior domínio de um
time na história do GOAL50.