Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Com 86 times

Mais democrática, Copa do Brasil começa nesta quarta

Agência Estado
03 abr 2013 às 08:20

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

Para comemorar a 25.ª edição da Copa do Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu mudar a fórmula do torneio mais democrático do futebol brasileiro. Estendida até o segundo semestre, inclusive com a presença de clubes que disputam a Copa Libertadores e, consequentemente, menos chances de zebras, a competição terá início nesta quarta-feira com 13 jogos.

Considerado desde o início da sua história como caminho mais curto para a Libertadores, a Copa do Brasil deve durar oito meses, já que a final está prevista para os dias 20 e 27 de novembro. Para suprir esta mudança no calendário, a CBF teve que alterar a fórmula a começar pelo número de participantes. Apesar disto, a regra de eliminação com vitória por dois gols de diferença no jogo de ida das duas primeiras fases está mantida. A premiação segue a mesma: uma vaga na competição continental.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Foram definidos 86 times, de todos os Estados do Brasil. Por erro da CBF, uma das vagas teve que ser definida em campo porque a entidade errou na distribuição de vagas. Isto porque o Acre ultrapassou o Espírito Santo no novo ranking de Federações da CBF e, por isso, teria direito a duas vagas na Copa do Brasil de 2013. Como os capixabas já haviam definido seus dois representantes, a CBF estabeleceu um mata-mata entre Atlético-AC e Desportiva-ES para decidir qual dos dois iria à fase principal. Estes times disputaram uma seletiva pela última vaga - vencida pela equipe do Espírito Santo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira o gol:

Athletico tem fim triste e é rebaixado no ano do centenário

Imagem de destaque
E Libertadores

Botafogo amplia ano glorioso com título do Campeonato Brasileiro

Imagem de destaque
Fila de desculpa?

Yuri Alberto, com 15 gols pelo Corinthians, é o artilheiro do Campeonato Brasileiro

Imagem de destaque
Adeus

Gabigol marca e emociona, mas Flamengo empata com Vitória na última rodada


Neste primeiro momento, 80 clubes disputarão 40 vagas na segunda fase e seguirão vivos na competição pelos 20 lugares da terceira fase. Os dez times sobreviventes desta três etapas se juntam, na fase de oitavas de finais, a Corinthians, Fluminense, Atlético Mineiro, Grêmio e Palmeiras, atual campeão - todos representantes brasileiros da Libertadores - e ao Vasco, que ocupa a vaga do São Paulo, único grande que ficará de fora por ter conquistado a Copa sul-americana.

Publicidade


O Estado de São Paulo terá o maior número de participantes - serão 13 no total. Além de Corinthians e Palmeiras, estarão na disputa Portuguesa, Barueri, São Caetano, Bragantino, Santo André, Santos, Guarani, Santos, Ponte Preta, São Bernardo e Noroeste. Serão quatro times em campo nesta quarta, nenhum da elite do Campeonato Paulista.


OS JOGOS - Eliminados ainda na primeira fase da Série A2 paulista, Barueri e Santo André terão duelos fora de casa. O primeiro enfrenta o Cianorte, no estádio Albino Turbay, no Paraná, enquanto que o time do ABC, campeão do torneio em 2004, enfrenta o Veranópolis, no estádio Antônio David Farina, no interior do Rio Grande do Sul.

Publicidade


Na elite do Campeonato Brasileiro, porém, na segunda divisão do futebol paulista, a Portuguesa encara o Navairaiense, no Mato Grosso do Sul, às 22 horas. Um pouco antes, às 20h30, o Noroeste, que passa por grande crise e acaba de ser rebaixado para a Série A3, recebe o Criciúma, campeão em 1991, no estádio Alfredo Castilho, em Bauru.


Além do time catarinense e do Santo André, outros três campeões fazem a sua estreia nesta quarta. Vencedor em 2008, o Sport encara o Vitória da Conquista, no estádio Lomanto, no sul da Bahia. Mais tarde estarão em campo dois favoritos ao título. Às 22 horas, o bicampeão - 1990 e 2006 - Flamengo enfrenta o Remo, no estádio Mangueirão, enquanto que o Internacional, vencedor em 1992, se aventura contra o Rio Branco-AC, na Arena da Floresta, em Rio Branco.


Na quinta estavam previstos dois jogos, mas apenas a Ponte Preta entrará em campo para enfrentar o Itabaiana, em Sergipe. Isto porque a CBF acatou uma decisão judicial do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) impedindo a realização do duelo entre CPS-PB e Coritiba. O Sousa-PB impediu a realização do jogo na Justiça cobrando uma vaga no torneio.

Na próxima semana, outros 24 jogos encerrarão os jogos de ida da primeira fase, com a estreia de outros grandes clubes como Cruzeiro, Santos e Botafogo.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade