O provérbio "depois da tempestade vem sempre a bonança" não deve ser usado para definir a atual fase da seleção brasileira dirigida por Mano Menezes. Recém-eliminada nas quartas de final da Copa América, a equipe tem uma agenda delicada pela frente. Nesta segunda-feira (25), o técnico divulga no Rio a lista dos convocados para o amistoso do dia 10 de agosto.
O jogo vai ser disputado em Stuttgart, contra a Alemanha. Depois, a seleção enfrenta a Argentina duas vezes em setembro, o México em outubro e ainda deve jogar neste ano contra Itália e Espanha.
Mano está confirmado no cargo pela cúpula da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mas é bom que seu time comece a reagir e a apresentar algum esboço de organização ainda não visto até agora.
Leia mais:
Athletico tem fim triste e é rebaixado no ano do centenário
Botafogo amplia ano glorioso com título do Campeonato Brasileiro
Yuri Alberto, com 15 gols pelo Corinthians, é o artilheiro do Campeonato Brasileiro
Gabigol marca e emociona, mas Flamengo empata com Vitória na última rodada
O técnico vai dar prioridade, neste segundo semestre, à formação de um time capaz de conquistar a medalha de ouro nos Jogos de Londres, em 2012.
Já decidiu também pela exclusão, temporária ou não, de vários dos que fracassaram na Copa América.
Os veteranos Julio César e Lúcio devem liderar a relação dos ausentes. A principal justificativa é que não gozaram de férias desde o encerramento da temporada dos clubes europeus. Isso é extensivo a outros atletas.
Pesa também contra os dois jogadores experientes a campanha ruim deles na Copa América. Lúcio chegou a se indispor publicamente com Mano ao cobrar com ênfase empenho dos colegas numa entrevista coletiva. Julio falhou em dois gols na partida em que o Brasil venceu o Equador por 4 a 2.
Renovação de Mano
10 de agosto
é a data do amistoso contra a Alemanha, em Stuttgart. A seleção brasileira ainda deve fazer outras cinco partidas em 2011, sendo duas com a arquirrival Argentina