O argentino Lionel Messi ganhou a Bola de Ouro, prêmio oferecido pela revista France Football ao melhor jogador europeu do ano. Assim, ele se tornou o sexto jogador do Barcelona a receber a honraria e o primeiro desde a eleição de Ronaldinho Gaúcho, em 2005.
Messi, com 473 dos 480 pontos possíveis, superou o português Cristiano Ronaldo, premiado em 2008 e segundo colocado neste ano, com 233, que ficou à frente do meio-campista Xavi Hernández, meio-campista do Barcelona, com 170 pontos. Kaká, na sexta colocação, foi o melhor brasileiro na eleição da tradicional revista francesa. Luís Fabiano ficou na 16ª posição, Júlio César na 21ª, Maicon na 24ª e Diego na 25ª colocação.
Messi foi o principal jogador do Barcelona na última temporada, tendo marcado 38 gols em 51 partidas, e conquistou o título da Liga dos Campeões da Europa, do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei. Agora, se torna o primeiro jogador argentino a ser premiado com a Bola de Ouro.
Leia mais:
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Vaquinha congestiona site, arrecada quase R$ 8 mi em 24h e anima Corinthians
Marta concorre ao Prêmio Marta de gol mais bonito no feminino
"Honestamente, sabia que estava entre os favoritos porque Barcelona teve um ano frutífero em 2009", comentou Messi. "Mas não esperava ganhar com tal vantagem. A Bola de Ouro é muito importante para mim. Todos que ganharam são grandes jogadores. E alguns grandes nem sequer ganharam".
A excelente temporada do Barcelona fez outros jogadores, além de Messi e Xavi, serem lembrados na votação. Iniesta ficou na quarta colocação, seguido por Eto'o, que se transferiu para a Inter de Milão, em negociação que envolveu a chegada de Ibrahimovic, sétimo colocado na eleição, ao time catalão. Rooney, Drogba e Gerrard completam os dez primeiros lugares da Bola de Ouro da France Football.