O sorteio da fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões da Europa foi realizado nesta quinta-feira, em Monaco, e colocou Milan, Real Madrid e Ajax juntos na briga por duas vagas nas oitavas de final da competição. Os três gigantes irão formar o "grupo da morte", no caso o G, ao lado do Auxerre, da França.
Curiosamente, Milan e Real Madrid se enfrentarão no estágio inicial do principal torneio interclubes do mundo pela segunda vez consecutiva. Na última vez em que se encontraram na competição, o time italiano levou a melhor sobre o rival ao ganhar por 3 a 2, na Espanha, quando Alexandre Pato brilhou com dois gols. Já na Itália houve empate por 1 a 1, com Ronaldinho Gaúcho fazendo, de pênalti, o gol da equipe milanesa.
A tradição dos principais times envolvidos na briga por um lugar nas oitavas de final pode ser expressada pelo fato de que juntos eles somam 20 títulos da Liga dos Campeões. O Real, maior vencedor da história, ostenta nove, diante de sete do Milan e quatro do Ajax. O time holandês, porém, já não tem mais a mesma força de outros tempos e tentará surpreender o favoritismo dos dois adversários. Já o Auxerre, que nunca ganhou o torneio, buscará ser uma surpresa ainda maior.
Leia mais:
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Vaquinha congestiona site, arrecada quase R$ 8 mi em 24h e anima Corinthians
Marta concorre ao Prêmio Marta de gol mais bonito no feminino
A Inter de Milão, atual campeã, caiu no Grupo A e se livrou de confrontos contra gigantes do futebol mundial, já que terá pela frente Werder Bremen, Tottenham e Twente, este último da Holanda. Já o Bayern de Munique, derrotado na última final pela equipe italiana, terá apenas a Roma como um rival de maior peso no Grupo E, que também conta com Basel, da Suíça, e Cluj, da Romênia.
Um dos grandes favoritos ao título, o Barcelona, eliminado pela Inter na semifinal passada, também não pode reclamar de falta de sorte. O time de Messi irá medir forças com clubes do segundo escalão do futebol mundial no Grupo D, que terá ainda Panathinaikos, da Grécia, Copenhagen, da Dinamarca, e o russo Rubin Kazan, que acaba de contratar o meia brasileiro Carlos Eduardo.
Entre os representantes do futebol inglês, que se consolidou como grande força há um bom tempo na Liga dos Campeões, o Manchester United, Chelsea a Arsenal despontam como favoritas nas respectivas chaves C, F e H e têm grandes chances de avançar às oitavas de final.
Já o Grupo B promete exibir uma disputa acirrada por duas vagas envolvendo Lyon, semifinalista da última Liga dos Campeões, Benfica e Schalke 04. O modesto Hapoel Tel-Aviv, de Israel, é o outro representante da chave e tentará mostrar que pode ser mais do que um mero coadjuvante.
Os primeiros jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões serão disputados nos dias 14 e 15 de setembro e os últimos classificados à próxima fase serão conhecidos em 7 e 8 de dezembro. A decisão da competição está marcada para o dia 28 de maio de 2011, no estádio de Wembley, na Inglaterra.
Confira os grupos da Liga dos Campeões da Europa:
Grupo A
Inter de Milão (ITA)
Werder Bremen (ALE)
Tottenham (ING)
Twente (HOL)
Grupo B
Lyon (FRA)
Benfica (POR)
Schalke 04 (ALE)
Hapoel Tel-Aviv (ISR)
Grupo C
Manchester United (ING)
Valencia (ESP)
Glasgow Rangers (ESC)
Bursaspor (TUR)
Grupo D
Barcelona (ESP)
Panathinaikos (GRE)
Copenhagen (DIN)
Rubin Kazan (RUS)
Grupo E
Bayern de Munique (ALE)
Roma (ITA)
Basel (SUI)
Cluj (ROM)
Grupo F
Chelsea (ING)
Olympique de Marselha (FRA)
Spartak Moscou (RUS)
Zilina (ESL)
Grupo G
Milan (ITA)
Real Madrid (ESP)
Ajax (HOL)
Auxerre (FRA)
Grupo H
Arsenal (ING)
Shakhtar Donetsk (UCR)
Braga (POR)
Partizan (SER)