O Santos nem precisava, mas venceu o São Paulo por 3 a 0, na tarde deste domingo, na Vila Belmiro, e garantiu sua vaga na final do Paulistão. Como já tinham vencido no Morumbi por 3 a 2, os santistas poderiam até perder no segundo jogo, mas confirmaram a classificação com uma vitória contundente. Agora, esperam a definição do adversário no confronto entre Santo André e Prudente.
Precisando da vitória na Vila Belmiro, o técnico Ricardo Gomes mexeu bastante na equipe do São Paulo. Tirou os laterais Jean e Júnior César para promover as entradas de Cicinho e Richarlyson. E no ataque, o grandalhão Washington deu lugar ao baixinho e veloz Fernandinho. Do outro lado, Dorival Júnior decidiu reforçar a marcação no meio-de-campo, tirando o atacante André para a entrada do volante Pará.
Mas a formação tática das equipes não refletiu o jogo apresentado dentro de campo. Em tese mais ofensivo, o São Paulo viu o Santos tomar a iniciativa. Por duas vezes, Robinho esteve frente a frente com Rogério Ceni e chegou até a reclamar de um pênalti não marcado. Enquanto isso, o ataque são-paulino não conseguiu levar muito perigo ao gol santista. Assim, o primeiro tempo terminou 0 a 0.
Leia mais:
Título do algoz Flamengo aumenta esperanças do Corinthians por Libertadores
Quem são os 'reforços' confirmados por Abel no elenco do Palmeiras de 2025?
G7 no Brasileiro faz gigantes sonharem com Libertadores
Gabigol 'rouba' holofotes em título do Flamengo ao anunciar saída
Aí, no segundo tempo, brilhou a estrela de Neymar, o principal nome deste jovem e fascinante time do Santos. Aos 14 minutos, ele abriu o placar no clássico, quando tropeçou em Alex Silva e, mesmo caído, completou o cruzamento de Marquinhos. Os são-paulinos reclamaram que o atacante santista empurrou a bola com a mão, mas o árbitro validou o gol. Com isso, a situação ficou ainda pior para o São Paulo.
Tranquilo com a vantagem construída desde o primeiro jogo no Morumbi, o Santos continuou sendo sempre perigoso no ataque. Assim, conseguiu ampliar aos 38 minutos, quando Neymar bateu o pênalti sofrido por ele mesmo - na cobrança, fez a paradinha, enganando o goleiro Rogério Ceni. Depois, com o São Paulo já entregue, Paulo Henrique Ganso ampliou aos 41, fechando a vitória santista. Agora, vem a final.
FICHA TÉCNICA:
Santos 3 x 0 São Paulo
Santos - Felipe; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Wesley, Marquinhos (Rodrigo Mancha) e Paulo Henrique Ganso; Robinho (Zé Eduardo) e Neymar (Madson). Técnico: Dorival Júnior.
São Paulo - Rogério Ceni; Cicinho, Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Rodrigo Souto, Cléber Santana (Washington), Hernanes e Jorge Wagner; Dagoberto e Fernandinho (Léo Lima). Técnico: Ricardo Gomes.
Gols - Neymar, aos 12 e aos 38 (pênalti), e Paulo Henrique Ganso, aos 41 minutos do segundo tempo.
Árbitro - José Henrique de Carvalho.
Cartões amarelos - Durval, Marquinhos, Rogério Ceni, Cicinho, Alex Silva, Richarlyson, Rodrigo Souto, Hernanes e Dagoberto.
Renda e público - Não disponíveis.
Local - Vila Belmiro, em Santos.