Dona do melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, a Noruega fez valer seu posto para ser premiada pela Uefa com o prêmio Respeito e Fair Play da temporada. Com isso, os escandinavos receberam mais uma vaga na Liga Europa do ano que vem, que pode ser entregue ao primeiro não classificado do seu campeonato nacional ou ao time norueguês que teve melhor fair play na temporada.
Também foram beneficiados com o prêmio da Fifa a Finlândia, segunda colocada no ranking, e a Holanda, a terceira - os holandeses são os segundo europeu no ranking de IDH da 2011.
O ranking é baseado em todos os jogos das competições de clubes e seleções da Uefa na temporada. As avaliações são feitas pelos delegados da Uefa com base em critérios como jogo positivo, respeito pelo adversário e árbitro, comportamento do público e dos responsáveis das equipes, bem como advertências e expulsões.
Leia mais:
Brasileiro tem Botafogo com uma mão e meia na taça e Palmeiras à espera de milagre
Encabeçada pelo Londrina EC, plataforma da Squadra chega a cinco clubes
Mercado vê alvos do Corinthians, porta aberta para Jesus e saídas no Santos
Juventude vence São Paulo dentro do Morumbis e escapa do rebaixamento
Na Noruega, por causa do frio, o calendário do futebol nacional começa em março e vai até novembro. O Molde foi o campeão nacional e o Brann seria o próximo time a ficar com vaga na Liga Europa (Tromso e Rosenborg já as têm). Na Holanda, as vagas na Liga Europa são definidas por playoff, que começa nesta terça.