Após a volta do Londrina Esporte Clube à Primeira Divisão do Paranaense, o futebol londrinense começou a viver um bom momento. Com o surgimento o Cincão Esporte Clube e a profissionalização do PSTC e Junior Team e agora a volta da Portuguesa Londrinense, Londrina conta com cinco equipes nas diferentes divisões do futebol paranaense. Após o retorno do LEC à Principal divisão do futebol paranaense em 2011 e no mesmo ano Junior Team campeão da Terceira Divisão do Paranaense, Cincão com um ano de história, vice-campeão, conseguiram o acesso a Segunda Divisão de 2012 e o PSTC que fez uma boa campanha na Terceirona.
"O momento do futebol londrinense é muito bom, acho que nunca tivemos na história de Londrina, um momento como hoje", conclui Cláudio Canuto, presidente do Londrina Esporte Clube, sobre o momento do futebol londrinense.
O LEC que voltou à elite do futebol paranaense em 2011, fez uma boa campanha na Primeira Divisão do Paranaense de 2012, só que segundo Canuto, o que faltou ao Londrina para conseguir a vaga na Série D, foram problemas internos até a metade do campeonato paranaense. O futuro do futebol londrinense segundo Canuto é que o Londrina alcançará suas metas de chegar a uma Série B do Brasileiro, acredita na oscilação do Cincão no paranaense e não acredita numa ascensão de Junior Team e PSTC.
Já o Cincão Esporte Clube em dois anos de história conseguiu dois acessos seguidos, só que no último foi punido pelo STJD com a perda de oito pontos e com isso perdeu a vaga na Primeira Divisão do Paranaense de 2013.
Leia mais:
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Vaquinha congestiona site, arrecada quase R$ 8 mi em 24h e anima Corinthians
Marta concorre ao Prêmio Marta de gol mais bonito no feminino
O Junior Team que foi Campeão da Terceirona de 2011 brigou com o Cincão pela vaga na Elite paranaense até a última rodada, só que também perdeu quatro pontos no STJD e não conseguiu mesmo com a perda de pontos do Cincão a vaga na Elite do Futebol Paranaense. Segundo um dos coordenadores do Junior Team, Ariobaldo Frisselli, mais conhecido como "Dedé", o futebol londrinense está num ótimo momento, pois as equipes estão se profissionalizando e o mercado esta cada dia mais atrativo. "Eu acredito que as equipes de Londrina vão se tornar fortes no Paraná, pois o futebol está crescendo", analisa Dedé.
O PSTC é referência no Brasil como uma equipe que forma jogadores para equipes do Paraná e também do Brasil. Segundo o presidente Mario Iramina, ele não acha nada extraordinário o momento em que vive o futebol londrinense, segundo ele cada equipe busca seu foco. "Londrina tem como tradição, revelar grandes jogadores, mas não acredito que possa ter uma equipe de referência no cenário Nacional", diz o presidente do PSTC, Mario Iramina, a respeito do futuro das equipes locais. O PSTC não tem o objetivo de subir para a Segunda Divisão do Paranaense, pois seu objetivo é ter um recorde de jogadores revelados.
A Portuguesa Londrinense nos últimos anos passou por momentos difíceis financeiramente, chegou a desistir de campeonatos profissionais, mais com este momento do futebol londrinense em 2012, vai disputar a Terceira Divisão do Paranaense para tentar figurar de novo no cenário principal do futebol londrinense.