O Palmeiras venceu o Corinthians no primeiro Derby de 2022, nesta quinta-feira (17), no Allianz Parque, em São Paulo-SP. Em jogo adiado da sexta rodada do Campeonato Paulista, o alviverde construiu a vitória por 2x1 com gols Raphael Veiga e Danilo, enquanto Róger Guedes descontou para o Timão.
Foi o primeiro Derby de Vítor Pereira à frente do Corinthians, assim como o primeiro clássico disputado por dois técnicos portugueses. Melhor para Abel Ferreira, que escalou seu time com força máxima para dominar o jogo desde o início. Empurrado pelo melhor público do ano no Allianz Parque, mais de 39.500 pessoas, o Verdão pressionou o rival e perdeu chances até o gol sair. Aos 28 minutos, Danilo recebeu na área e foi bloqueado por Gil. Após consulta ao VAR (Árbitro Assistente de Vídeo, na sigla em inglês), o jovem árbitro Matheus Candançan marcou o pênalti, que Raphael Veiga converteu com uma pancada no meio do gol. Agora, o meia tem 20 pênaltis batidos e 20 convertidos pelo Palmeiras.
Minutos depois, após cruzamento de Zé Rafael, Rony teve uma ótima chance para ampliar o marcador, mas jogou por cima do gol de Cássio. A melhor oportunidade do Timão havia sido em um passe espetacular de Renato Augusto para Fagner, que finalizou sem direção.
Leia mais:
Botafogo joga por empate para acabar com jejum de 29 anos no Brasileirão
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
Se o primeiro tempo foi controlado pelo time da casa, a segunda etapa começou com um Corinthians mais ligado. Após um lançamento despretensioso pela direita, Róger Guedes ganhou de Murilo na linha lateral, invadiu a área e sofreu pênalti do próprio zagueiro, aos 15 minutos. Dessa vez, o árbitro marcou a penalidade em campo, e Róger Guedes converteu no ângulo esquerdo de Weverton: 1 a 1.
Ainda que o Timão tenha esboçado uma reação, o Verdão logo retomou o controle da partida. Aos 23, em escanteio cobrado pela direita, Rony desviou de cabeça e Cássio defendeu. No rebote, Danilo, que fazia grande partida, marcou o gol da vitória palmeirense. O Corinthians não conseguiu se recuperar e o placar ficou em 2 a 1 para os donos da casa.
Com a vitória, o Palmeiras fechou a sequência de três clássicos seguidos com 100% de aproveitamento, já que também venceu São Paulo e Santos, ambos por 1x0. O alviverde foi a 29 pontos garantiu a liderança da classificação geral do Campeonato Paulista, tendo o direito de decidir todos os jogos do mata-mata dentro de casa.
O Timão, por outro lado, ainda não venceu em clássicos neste ano - perdeu para o Santos por 2x1 e para o São Paulo por 1x0. Também já classificado, o alvinegro tem, atualmente, a segunda melhor campanha da tabela geral, com 20 pontos conquistados.
Na próxima e última rodada da primeira fase do Paulistão, o Corinthians visita o Novorizontino enquanto o Palmeiras encara o RB Bragantino, também fora de casa. Ambos os jogos são no domingo (20), às 16h.
Ficha técnica
PALMEIRAS
Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga (Jailson); Dudu (Gabriel Veron), Rony (Wesley) e Gustavo Scarpa (Breno Lopes). T.: Abel Ferreira.
CORINTHIANS
Cássio, Fagner (Mantuan), João Victor, Gil e Lucas Piton; Du Queiroz (Giuliano), Paulinho e Renato Augusto; Gustavo Mosquito (Adson), Willian e Róger Guedes. T.: Vítor Pereira.
Estádio: Allianz Parque, em São Paulo (SP);
Árbitro: Matheus Delgado Candançan;
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Luiz Alberto Andrini Nogueira;
VAR: José Claudio Rocha Filho;
Cartões amarelos: Zé Rafael (PAL); Gil, Luís Miguel (auxiliar) e Fagner (COR);
Cartão vermelho: João Martins (auxiliar - PAL);
Gols: Raphael Veiga (PAL), aos 28'/1'ºT; Róger Guedes (COR), aos 15', e Danilo (PAL), aos 23'/2ºT.
(Com Folhapress)
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.