A Portuguesa conquistou, na manhã deste domingo o título da Série A2 do Campeonato Paulista. Mas não foi do jeito que a torcida esperava, porque mesmo atuando no Estádio do Canindé, em São Paulo, a Lusa perdeu para o Rio Claro, por 1 a 0. Apesar disso, a Portuguesa foi campeã, pois tinha vencido o jogo de ida por 2 a 1, e ficou com o título por ter melhor campanha na competição.
Ao final do jogo, perto de oito mil torcedores que foram ao Canindé fizeram a festa, com um nó na garganta pela derrota. No pódio, para a entrega de troféus e medalhas, estava o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, e outros dirigentes da Federação Paulista de Futebol. O zagueiro Valdomiro, capitão, da Lusa levantou o troféu de campeão.
Além da campeã Portuguesa, do vice-campeão Rio Claro, também garantiram o acesso para a elite paulista em 2014 o Comercial, de Ribeirão Preto, e o Audax, da capital. Este foi o segundo título da Portuguesa na Série A2, levantado também em 2007.
Leia mais:
Título do algoz Flamengo aumenta esperanças do Corinthians por Libertadores
Quem são os 'reforços' confirmados por Abel no elenco do Palmeiras de 2025?
G7 no Brasileiro faz gigantes sonharem com Libertadores
Gabigol 'rouba' holofotes em título do Flamengo ao anunciar saída
Para ser campeão, o Rio Claro precisaria vencer por dois gols de diferença. Mas o time seguiu à risca a estratégia do técnico Paulo Roberto Santos de, em princípio, não forçar o jogo ofensivo. Com a Portuguesa acomodada, o empate sem gols foi justo em um primeiro tempo marcado pelo futebol ruim.
No segundo tempo, a Lusa voltou mais à frente, porém, sofreu o gol logo aos seis minutos, marcado por Jocinei. Ele invadiu a grande área, cortou um zagueiro e bateu no alto com o pé trocado. Depois disso, a Portuguesa ainda tentou ir ao ataque, pressionou, acertou a trave adversário, mas não chegou ao empate. O Rio Claro esperava marcar seu segundo gol nos últimos minutos, mas também não conseguiu.