Se não teve Fred, Rafael Moura resolveu. Com dois gols de He-Man, como é conhecido o atacante, o Fluminense derrotou neste sábado o Cruzeiro, por 2 a 1, no Engenhão, e conseguiu sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro - possui seis pontos. Já a equipe mineira, sem nenhuma inspiração, segue sem ganhar na competição.
A vitória marca o início de um novo trabalho no Fluminense, que foi comandado pela primeira vez neste sábado por Leomir, assistente técnico de Abel Braga. O novo treinador chega durante a semana ao Rio para assumir o Flu.
Por causa da seleção brasileira, que disputou mais cedo amistoso com a Holanda, em Goiânia, os dois times entraram em campo desfalcados. O Fluminense, sem o atacante Fred; e o Cruzeiro, sem o goleiro Fábio e o volante Henrique. Os três estão servindo à equipe de Mano Menezes.
Leia mais:
Brasileiro tem Botafogo com uma mão e meia na taça e Palmeiras à espera de milagre
Encabeçada pelo Londrina EC, plataforma da Squadra chega a cinco clubes
Mercado vê alvos do Corinthians, porta aberta para Jesus e saídas no Santos
Juventude vence São Paulo dentro do Morumbis e escapa do rebaixamento
Chuva, frio, estádio vazio e, para completar, um primeiro com futebol sofrível, daqueles de dar sono. Foi um show de passes errados e de lances improdutivos. Os dois goleiros não trabalharam. O jogo parecia caminhar para um 0 a 0 sem graça quando, aos 45 minutos da etapa inicial, o atacante Rafael Moura fez 1 a 0, de cabeça.
"O nosso time tem se encontrado. Foi bom fazer o gol no finzinho", disse Rafael Moura, no intervalo. O volante Leandro Guerreiro reclamou do "vacilo" do Cruzeiro na jogada que tirou o zero do placar. O meia Deco cobrou falta e o atacante tricolor, sem marcação, não perdoou. "Vacilamos no final numa bola que parecia ser fácil de tirar."
No vestiário, o técnico Cuca tentou mexer com o brio do time mineiro, cobrou reação e trocou Everton e Thiago Ribeiro, nulos em campo, por Brandão e Anselmo Ramon. E surtiu efeito. O atacante Anselmo empatou a partida com seu segundo gol em dois jogos com a camisa celeste.
Mas a alegria mineira durou pouco, pois Rafael Moura recebeu livre na grande área e, com facilidade, pôs novamente o Fluminense na frente.
A partir daí, o time tricolor ficou mais próximo de marcar o terceiro do que de sofrer o empate. O Cruzeiro não teve força para, ao menos, voltar para Belo Horizonte com um ponto a mais na tabela.
FICHA TÉCNICA:
Fluminense 2 x 1 Cruzeiro
Fluminense - Ricardo Berna; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Julio Cesar; Valencia, Edinho, Deco e Conca (Souza); Rodriguinho (Araújo) e Rafael Moura (Marquinho). Técnico - Leomir.
Cruzeiro - Rafael; Vitor (Pablo), Gil, Victorino e Everton (Brandão); Leandro Guerreiro, Marquinhos Paraná, Gilberto e Montillo; Wallyson e Thiago Ribeiro (Anselmo Ramon). Técnico - Cuca.
Gols - Rafael Moura, aos 45 minutos do primeiro tempo. Anselmo Ramon, aos 20, e Rafael Moura, aos 26 minutos do segundo tempo.
Árbitro - André Luiz Castro (GO).
Cartão amarelo - Mariano e Leandro Euzébio.
Renda e público - Não disponíveis.
Local - Estádio do Engenhão, no Rio.