Titular do Flamengo em quatro jogos da reta final do Campeonato Brasileiro do ano passado e em cinco partidas do Campeonato Carioca desta temporada, o meia Thomás foi surpreendido, nesta semana com a notícia de que ele e o atacante Lucas, que começou 2012 como titular do time, voltariam às categorias de base do clube rubro-negro. Prestigiados por Vanderlei Luxemburgo, eles não recebiam a mesma atenção de Joel Santana.
Como consolação, Thomás, de 19 anos, foi convocado nesta sexta-feira para defender a seleção brasileira sub-20 no Torneio 8 Nações, na África do Sul, entre os dias 24 de maio e 3 de junho.
Thomás está entre os 18 jogadores convocados pelo técnico Ney Franco, que vai aproveitar a competição para realizar testes. Ele prepara o time para o Sul-Americano Sub-20 de 2013. Esta geração, de atletas nascidos em 1993 e 1994, deve ser a base do Brasil na Olimpíada de 2016, no Rio.
Leia mais:
Santos derrota Ituano e fica perto da volta para a Série A do Brasileiro
Farei dez vezes se for preciso, eles não estão preparados, diz Vinicius Junior
Confira ranking completo de jogadores da Bola de Ouro 2024
Bola de Ouro frustra Vinicius Junior, e Rodri é eleito melhor jogador do mundo
Com relação ao grupo que participou, mês passado, da Copa do Mediterrâneo e de uma série de amistosos no Catar, só dois permaneceram: Misael, do Grêmio, e Ademilson, do São Paulo. Este último, destaque do Brasil no último Campeonato Mundial Sub-17, voltou da última convocação em alta no Morumbi, roubou o lugar de Osvaldo entre os reservas do técnico Emerson Leão, mas agora vai ter que se afastar da Barra Funda mais uma vez.
Outros destaques da convocação são os atacante Bruno Mendes, revelação do Guarani, finalista do Campeonato Paulista, e Victor Andrade, tido na Vila Belmiro como o próximo craque da linhagem que revelou nos últimos anos Robinho e Neymar - o garoto é o único de 16 anos na convocação, dois anos e sete meses mais novo que Thomás, por exemplo.
O volante Gomes, do grupo principal do Corinthians, o zagueiro Romário, titular do Vitória, e lateral-esquerdo Henrique Miranda, do São Paulo, são outros jogadores já com algum nome.
A principal novidade da convocação, porém, foi a presença de três jogadores do Palmeiras, clube que nos últimos anos cedeu poucos atletas às seleções de base. Entre os chamados está Bruno Dybal, que revelou contrato com o Palmeiras um dia antes.
Confira a lista de convocados pelo técnico Ney Franco:
Goleiros: Matheus Caldeira (Corinthians) e Igor Rayan (Cruzeiro);
Laterais: Fabinho (Fluminense), Romário (Vitória) e Henrique (São Paulo);
Zagueiros: Luiz Gustavo (Palmeiras), Luan (Vasco da Gama) e Wellington Carvalho (Fluminense);
Meias: Gomes (Corinthians), Filipe (Bahia), Misael (Grêmio), Diego Souza (Palmeiras), Bruno Dybal (Palmeiras), Deretti (Figueirense) e Thomás (Flamengo);
Atacantes: Victor Andrade (Santos), Bruno Mendes (Guarani) e Ademilson (São Paulo).