Ricardo Oliveira se sentia incomodado de jogar isolado no ataque. Na sua primeira partida com o técnico Paulo César Carpegiani, ganhou companhia e logo correspondeu. O atacante fez os três gols da vitória do São Paulo por 3 a 2 sobre o lanterna Grêmio Prudente, neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro. Esse foi, ainda, o fim do tabu do atacante de não marcar longe do Morumbi.
Primeiro ato - Falta perto da área e a torcida são-paulina já canta: "Rogério Ceni vem aí". Mas o goleiro-artilheiro ficou em sua meta e deixou a cobrança para Ricardo Oliveira. O atacante não decepcionou ao acertar o ângulo de Geovani e, de quebra, marcar seu primeiro gol longe do Morumbi.
"Treinava faltas na Portuguesa [2000-2002] e há muitos anos não marcava um gol de falta. Saiu", brincou Ricardo Oliveira, que também comemorou o esquema 4-4-2 - com Sérgio Baresi, o camisa 99 jogava isolado na frente. "Não é que fica mais fácil, é que a gente cria mais oportunidades."
Leia mais:
Jogadora do Corinthians bate o carro, atropela mulher, tenta fugir e é impedida de deixar local
Luxemburgo diz que não quer mais ser treinador e explica motivo
STF tem cinco votos para manter prisão do ex-jogador Robinho
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Acontece que o gol, por incrível que pareça, atrapalhou por alguns minutos o bom futebol do time de Carpegiani. O quarteto Lucas, Marlos, Fernandinho e Ricardo Oliveira parecia que iria se acomodar e deixar o volume de chances ofensivas cair. Sem lá muita inspiração, o time de Prudente custou a aproveitar a morosidade do adversário.
Em sua primeira grande oportunidade, Adriano Pimenta chutou forte e Rogério Ceni deu rebote dentro da pequena área. Sozinho, Wesley aproveitou para empatar. A reação parecia vir, mas a festa durou apenas um minuto.
Lucas, que antes havia enfileirado três marcadores e chutado para fora, preferiu então deixar Ricardo Oliveira na cara do gol. O experiente atacante não perdoou e aumentou o placar para o São Paulo.
Consagração - Mas o camisa 99 queria mais. Ricardo Oliveira apareceu sozinho na área, mas teve a humildade de chutar para fora do estádio. No lance seguinte, ele aproveitou grande jogada de Lucas para finalizar no ângulo. O terceiro do São Paulo, o terceiro dele.
O árbitro Rodrigo Martins Cintra por pouco não complicou a vida dos visitantes. Ele marcou um pênalti duvidoso de Carlinhos Paraíba em Adriano Pimentel. O atacante William consertou as coisas e mandou para fora.
Os mais de 12 mil presentes deixaram o Prudentão felizes da vida. Como ainda não tinha acontecido no Brasileirão, os jogadores até ouviram "olé" da sua própria torcida. Mas já no fim do jogo, Wesley ganhou de Alex Silva e marcou o segundo e o time lamentou o pênalti perdido.
Agora o São Paulo tem uma semana para se preparar para o clássico contra o Santos, às 16 horas, no Morumbi, já pela 30.ª rodada. Também no domingo, o Grêmio Prudente visita o Vitória, na Bahia.