A seleção brasileira é a melhor do mundo. Com os dois gols marcados na vitória sobre a Alemanha por 2 a 0, Ronaldo garantiu o pentacampeonato para o Brasil e a entrada de seu nome na história do futebol.
Artilheiro isolado com oito gols, Ronaldo quebrou um tabu que já durava mais de 50 anos: desde 1950 um jogador da seleção não era o artilheiro da Copa do Mundo. Além disso, a marca de oito gols não é alcançada desde 1970 - desde o Mundial do México os goleadores marcaram no máximo seis ou sete gols.
Não bastasse o feito de Ronaldo, Rivaldo divide o posto de vice-artilheiro com o alemão Klose. Cada um marcou cinco vezes. Os três "erres" - Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho - marcaram 15 dos 18 gols do Brasil, o melhor ataque da competição. Criticada durante toda a competição, a defesa brasileira foi vazada apenas quatro vezes, ajudando a consolidar o saldo de gols mais positivo da Copa.
Leia mais:
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Vaquinha congestiona site, arrecada quase R$ 8 mi em 24h e anima Corinthians
Marta concorre ao Prêmio Marta de gol mais bonito no feminino
A conquista do penta assegura a hegemonia absoluta do futebol brasileiro por pelo menos doze anos. Itália e Alemanha, as equipes mais próximas de alcançar o número de títulos da seleção canarinho, precisarão levantar o caneco mais duas vezes para se igualar ao Brasil. E para superar os cinco títulos brasileiros, só na da Copa de 2014 - isso se uma delas vencer as três próximas copas.
O Brasil venceu todas as partidas que disputou, um feito comparável à conquista do tricampeonato, em 1970. Ainda melhor, porque na conquista do tri foram disputados seis jogos, e no Mundial 2002 foram sete.
A vitória inédita sobre a Alemanha foi a 60ª do Brasil em copas, de um total de 87 jogos disputados. A tricampeã Alemanha é a segunda seleção que mais venceu no Mundial, mas está bem atrás do Brasil: foram 49 vitórias em 85 jogos.