Mais um dos principais clubes do futebol brasileiro decidiu negociar diretamente com as emissoras de televisão, sem a intermediação do Clube dos 13, seus direitos de televisionamento do Campeonato Brasileiro de 2012 até 2014. Nesta quarta-feira, o Santos anunciou a sua decisão através de nota oficial e a justificou com a desistência da Rede Globo de participar da licitação e também com o fato de outros clubes terem adotado o mesmo comportamento.
"O Santos FC vem a público informar que diante das modificações ocorridas na negociação sobre os direitos de transmissão televisiva do Campeonato Brasileiro, em função da impossibilidade de negociação em bloco e da ausência de uma das emissoras, que formalmente declinou da participação, as premissas da concorrência foram claramente alteradas e já não faz sentido a sua implantação", afirmou o clube, em nota oficial.
Com a decisão, o Santos também deixou a comissão de negociação do Clube dos 13. O clube, porém, seguirá sendo um dos filiados à entidade. "Por esta razão, o Santos FC pede afastamento da Comissão de Negociação do Clube dos Treze e informa que vai negociar seus direitos individualmente", completou o clube.
Leia mais:
Nordeste terá recorde de clubes no Brasileirão
Botafogo chega mais perto do título, e Corinthians da Libertadores
Londrina EC muda comissão técnica e contrata head comercial
Delegação do Botafogo chega ao Rio, e multidão lota praia para comemorar
A decisão do Santos confirma a tendência de racha e o enfraquecimento do Clube dos 13. Antes, o Corinthians, o Palmeiras, o Cruzeiro, o Coritiba, o Grêmio e os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro já haviam anunciado que vão negociar em separado os direitos de transmissão. O clube do Parque São Jorge inclusive solicitou a sua desfiliação da entidade.