O São Paulo é tricampeão da Copa Libertadores da América. O título foi conquistado na noite desta quinta-feira (14) ao golear o Atlético Paranaense por 4 a 0. O Tricolor já havia levado a taça em 92 e 93. Foi a primeira vez que duas equipes de um mesmo país disputaram a final do Torneio das Américas. O Furacão também lutava por um título inédito.
Os gols do título do São Paulo foram marcados por Amoroso, Fabão, Luizão e Diego Tardelli. Com o resultado, a equipe tricolor quebrou o jejum de 12 anos sem conquistar o título sul-americano.
Já o Atlético-PR, que chegou pela primeira vez à decisão, perdeu a chance de empatar na primeira etapa quando o meia Fabrício chutou na trave a cobrança de pênalti.
Leia mais:
Athletico tem fim triste e é rebaixado no ano do centenário
Botafogo amplia ano glorioso com título do Campeonato Brasileiro
Yuri Alberto, com 15 gols pelo Corinthians, é o artilheiro do Campeonato Brasileiro
Gabigol marca e emociona, mas Flamengo empata com Vitória na última rodada
O São Paulo está classificado para a segunda edição do Mundial da Fifa, no Japão, de 11 a 18 de dezembro.
Além da equipe tricolor estão também classificados Liverpool (Europa), Deportivo Saprissa (Concacaf) e Sidney (Oceânia), restando apenas representantes de África e Ásia.
Na madrugada, violência e confronto
Um torcedor são-paulino morreu e outro ficou gravemente ferido durante as comemorações pela conquista da Libertadores.
Ricardo Silva, 32 anos, morreu enquanto caminhava pela Avenida Morumbi na noite desta quinta-feira. Ele foi baleado após ser abordado por dois homens que estavam em uma moto. O carona do veículo efetuou os disparos depois de uma discussão.
Um outro tricolor caiu da arquibancada do Estádio do Morumbi durante a partida e está internado em estado grave.
Os festejos na Avenida Paulista foram marcados por violência, depredações, confronto entre torcedores e policiais e terminou com o saldo final de 50 detidos. Deles, 40 serão fichados - um por lesão corporal a um policial e três por desacato a autoridade.
Fonte: Terra