O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, não teve a recepção que esperava na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, no Estádio do Maracanã, nesta sexta-feira (13).
Lula foi vaiado três vezes durante a festa pelo público, quando entrou na tribuna de honra, quando seu nome foi anunciado pelo sistema de som e no momento em que deveria declarar abertos os XV Jogos Pan-Americanos.
O público não deu trégua ao presidente em nenhum momento. A situação mais inusitada aconteceu após o discurso do presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), Mario Vázquez Raña, quando este afirmou que tinha a alta honra de chamar o presidente Lula para abrir oficialmente a competição esportiva.
Leia mais:
Brasileiro tem Botafogo com uma mão e meia na taça e Palmeiras à espera de milagre
Encabeçada pelo Londrina EC, plataforma da Squadra chega a cinco clubes
Mercado vê alvos do Corinthians, porta aberta para Jesus e saídas no Santos
Juventude vence São Paulo dentro do Morumbis e escapa do rebaixamento
No entanto, mesmo com Lula posicionado para fazer o anúncio, após uma sonora vaia, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, atropelou o programa e assumiu a declaração: ¨Em nome de todos, declaro abertos os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro¨.
Durante a cerimônia, nenhuma explicação oficial foi apresentada para justificar a mudança. As vaias no Maracanã foram bem diferentes da recepção do presidente na Vila Pan-Americana, onde mais cedo Lula foi alvo de tietagem de atletas e voluntários.