A última rodada do Campeonato Inglês entrará para a história. Em apenas dois minutos, o almejado título deixou as mãos do Manchester United para ficar com o favorito Manchester City, que obteve feito impressionante ao vencer de virada o Queens Park Rangers por 3 a 2, diante de sua torcida, e se sagrar campeão inglês.
Líder durante a maior parte do campeonato, o City dependia apenas de uma vitória simples em casa sobre o frágil Queens, que corria risco de rebaixamento, para ficar com o título. Uma vitória do vice-líder United, empatado com os mesmos 86 pontos do City, não ameaçaria a conquista por conta do bom saldo de gols do favorito.
O título parecia se confirmar quando o City fez um 1 a 0 sobre o Queens, com Zabaleta, aos 39 minutos de jogo. Fora de casa, o United vencia o Sunderland por 1 a 0, com gol de Rooney. Os resultados garantiam o título do líder do campeonato.
Leia mais:
Ratinho flagra produção assistindo jogo da seleção brasileira na Globo
Flamengo é salvo pela base, vence Cuiabá e segue com sonho do título
Palmeiras vence Bahia com gol no VAR em final dramático e cola no Botafogo
Lucas ajuda com golaço, mas São Paulo fica em empate contra o Bragantino
No entanto, uma reviravolta surpreendeu os torcedores do City em Manchester. Mesmo com um jogador a menos em campo, por conta da expulsão de Barton, o Queens virou o placar, com gols de Cisse e Mackie. Desesperado pelo resultado, que dava o título ao United, o City passou a atacar de forma desorganizada, com Tevez, Aguero, Touré e Nasri.
Foram 30 minutos de sofrimento nas arquibancadas até os gols de Dzeko e Aguero nos acréscimos, aos 45 e aos 47 minutos do segundo tempo. A virada dramática encerrou um jejum de 44 anos sem títulos de Campeonato Inglês no City.
A rodada final também definiu os últimos classificados para os torneios europeus da próxima temporada. O Arsenal derrotou o West Bromwich por 3 a 2 e ficou com o terceiro lugar, enquanto o Tottenham bateu o Fulham por 2 a 0 e assegurou a quarta posição. Os dois times de Londres asseguraram lugar na Liga dos Campeões.
A vaga na Liga Europa ficou com o Newcastle, apesar da derrota por 3 a 1 para o Everton. O time não poderia ser mais alcançado pelo Chelsea, que venceu o Blackburn por 2 a 1, em casa. Na final da Liga dos Campeões, o Chelsea terminou em sexto lugar.
Na outra ponta da tabela, o Bolton se juntou aos já rebaixados Blackburn e Wolverhampton ao empatar com o Stoke City por 2 a 2. O resultado garantiu a permanência do Queens Park Rangers na primeira divisão.
Ainda neste domingo, o Liverpool se despediu do campeonato com derrota para o Swansea por 1 a 0, enquanto o Wigan Athletic bateu o Wolverhampton por 3 a 2. O Norwich derrotou o Aston Villa por 2 a 0.