O Barcelona anunciou nesta segunda-feira a demissão do seu diretor de futebol, o ex-goleiro Andoni Zubizarreta. A saída do ex-goleiro do cargo acontece menos de 24 horas depois do clube catalão perder para a Real Sociedad por 1 a 0, em partida válida pelo Campeonato Espanhol.
No cargo de diretor esportivo, Zubizarreta esteve diretamente envolvido em diversas contratações recentes do Barcelona, incluindo as chegadas dos atacantes brasileiro Neymar e uruguaio Luis Suárez.
"O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, decidiu rescindir o contrato do até hoje diretor de futebol do clube, Andoni Zubizarreta", anunciou o clube em nota oficial. "O presidente, en nome do clube, agradece a Andoni Zubizarreta pela sua dedicação e profissionalismo nesses últimos quatro anos à frente da direção do clube", acrescentou.
Leia mais:
Atlético-MG e Botafogo jogam pela Glória Eterna da Copa Libertadores
Argentina pede ordem e mobiliza 1.500 policiais para final da Libertadores
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Zubizarreta foi goleiro do Barcelona entre 1986 e 1994 e havia retornado ao clube no cargo de diretor esportivo em julho de 2010. A política de contratações do time vinha sendo bastante criticada em anos recentes, sobretudo a falta de reforços para o sistema defensivo, que foi incrementado com a chegada de vários jogadores na última janela de transferências.
Agora, porém, o Barcelona está proibido de realizar contratações em 2015 por causa de irregularidades na incorporação de jovens. O clube catalão inclusive marcou para a próxima quarta-feira uma reunião em que o principal tema será a punição imposta pela Fifa.