Thomaz Bellucci segue sendo o tenista melhor ranqueado do Brasil, mas não mais com o mesmo prestígio. Atual 118º do ranking da ATP, o paulista somou mais uma eliminação em uma estreia nesta segunda-feira, desta vez no Aberto dos Estados Unidos, último Grand Slam da temporada.
Com o resultado, Bellucci vai encerrar a temporada de 2013 sem sequer avançar em um Grand Slam. Nos quatro torneios do nível este ano, o brazuca de 25 anos foi também foi eliminado na primeira rodada do Aberto da Austrália, em janeiro, e não disputou Roland Garros e Wimbledon em virtude de uma lesão. Em 2012, caiu na estreia em três Slams, enquanto no Aberto da Austrália conseguiu uma vitória, a sua última em um dos quatro principais torneios do circuito.
- Mais um dia dificil. Vim muito bem preparado, estava confiante, mas dentro da quadra, nada funcionou. Minha esperança era reverter esta situacao aqui no US Open, mas nao deu! - declarou Bellucci após cair para Roberto Bautista em Nova York.
Leia mais:
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul
Em luta com 'sarrada', Whindersson Nunes perde para indiano
Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos
O brasileiro iniciou a temporada muito perto do top 30 do ranking mundial - na primeira semana do ano ocupava a 32ª colocação. A primeira grande vitória de Bellucci em 2013 veio na Copa Davis.
No confronto entre Brasil e Estados Unidos, em fevereiro, o tenista conseguiu uma improvável vitória sobre John Isner, que à época era o 16º, após uma partida de cinco sets e um dos melhores desempenhos de Bellucci no ano.
Em seguida, Bellucci oscilou por conta de lesões. A recuperação parecia estar por vir no ATP 500 de Barcelona, em abril, quando ele atingiu as quartas de final do torneio no saibro, mas foi forçado a desistir por conta de um problema no abdômen.
Após se recuperar da lesão e voltar às quadras em julho, Bellucci somou apenas uma vitória até então, sobre o tcheco Lukas Rosol na primeira rodada do ATP 250 de Stuttgart. Desde então, foram seis torneios e seis eliminações logo na estreia: ATP 500 de Hamburgo, ATPs 250 de Gstaad e Kitzbuhel, Masters 1.000 de Montreal e Cincinnati e o Aberto dos EUA.
O resultado de uma temporada muito abaixo do esperado foi a brusca queda no ranking. Ao todo, o tenista já perdeu 86 posições na lista em 2013. Desde que retornou da lesão no abdômen, em julho, ele despencou 62 degraus no ranking - era o 56º no retorno.
Apesar do péssimo momento, o brasileiro soma um título na temporada. No torneio de duplas do ATP de Stuttgart, ele foi campeão ao lado do argentino Facundo Bagnis. Ele ainda não definiu seu calendário para o restante da temporada.