Depois de uma ótima estreia no Grand Slam do Circuito Mundial de Judô na última sexta-feira, quando faturou três medalhas, a equipe brasileira teve um segundo dia decepcionante e não subiu ao pódio nenhuma vez neste sábado (30). Seis judocas do País lutaram, mas os melhores resultados acabaram sendo três eliminações nas quartas de final, com Alex Pombo, Mariana Barros e Katherine Campos.
A categoria de maior sucesso para o Brasil neste sábado foi a de competidoras até 63kg. Mariana Barros largou bem e, depois de folgar na primeira rodada, venceu sua luta de estreia contra a polonesa Halima Mohamed-Seghir, mas acabou perdendo na sequência para a francesa Anne-Laure Bellard. Na repescagem, ela voltou a vencer, diante da holandesa Anicka van Emden, mas no combate que valia a medalha de bronze perdeu para a sul-coreana Da-Woon Joung por ippon.
Também na categoria até 63kg, Katherine Campos teve trajetória semelhante e, sem lutar na primeira rodada, venceu a estreia contra a chinesa Yamei Zhu. A brasileira, no entanto, acabou sucumbindo diante de duas japonesas na sequência. Pelas quartas de final, caiu diante de Kana Abe. Já pela repescagem, perdeu para Miki Tanaka e ficou fora da briga pelo bronze.
Leia mais:
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
Londrinenses conquistam 11 títulos Nacionais e representarão o Brasil em dois Campeonatos Mundiais
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul
Entre os homens, Alex Pombo começou bem e venceu suas duas primeiras lutas por ippon na categoria até 73kg, diante de Chi Yip Cheung, de Hong Kong, e Alexis Morin-Martel, do Canadá. Nas quartas, no entanto, perdeu também por ippon para o esloveno Rok Draksic, resultado que se repetiria na primeira luta da repescagem, contra o mongol Tsagaanbaatar Khashbaatar.
Na mesma categoria, Marcelo Contini perdeu logo na estreia para o russo Denis Iartcev e foi eliminado, mesmo resultado das duas brasileiras que lutaram na categoria até 70kg. Nadia Merli folgou na primeira rodada e perdeu na sequência para a japonesa Haruka Tachimoto, assim como Maria Portela, que foi eliminada pela russa Irina Gazieva.
No terceiro e último dia de competição, neste domingo, o Brasil terá mais oito competidores no tatame. Entre os homens, Eduardo Santos e Eduardo Silva representarão o País na categoria até 90kg, enquanto Rafael Buzacarini e Renan Nunes lutarão na até 100kg e David Moura e Rafael Silva com mais de 100kg. Entre as mulheres, Maria Suelen Altheman e Rochele Nunes estão inscritas na categoria com mais de 78kg.