Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Copa do Mundo

Brasil poupa titulares e sofre para bater China no vôlei

Agência Estado
25 nov 2011 às 08:34

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

A seleção brasileira masculina de vôlei perdeu uma ótima chance, nesta sexta-feira (25), de somar mais três pontos e permanecer na liderança na Copa do Mundo. Diante da frágil China, o Brasil sofreu para vencer por 3 sets a 2, com parciais de 23/25, 25/10, 25/18, 19/25 e 15/8, em Kumamoto, no Japão, depois de o técnico Bernardinho ter optado por poupar jogadores e escalar apenas Murilo e Serginho como atletas considerados titulares.

Por causa do resultado apertado, os brasileiros somaram apenas dois pontos, deixaram a liderança e ficaram com 12 no fechamento da segunda fase da competição que garante três vagas nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. O time nacional acabou sendo ultrapassado pela Rússia, derrotada por 3 a 0 pelo Brasil na última quinta. Nesta sexta, os russos venceram o Egito por 3 sets a 1 e também chegaram aos 12 pontos, mas estão em vantagem nos critérios de desempate.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já a China contabilizou o seu primeiro ponto, pois derrotas por 3 a 2 garantem pontuação mínima ao perdedor, e segue no 12.º e último lugar do torneio. Pelo regulamento da Copa do Mundo, apenas vitórias por 3 a 0 ou 3 a 1 asseguram três pontos, enquanto triunfos por 3 a 2 dão dois pontos ao ganhador.

Leia mais:

Imagem de destaque

'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada

Imagem de destaque
Usou a Netflix

Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul

Imagem de destaque
Terceiro revés do humorista

Em luta com 'sarrada', Whindersson Nunes perde para indiano

Imagem de destaque
Decisão unânime

Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos


A vitória apertada do Brasil também poderá beneficiar a Polônia, que tem dez pontos e nesta sexta-feira enfrenta o Japão, com chance de assumir a liderança isolada em caso de vitória por 3 a 0 ou 3 a 1.

Publicidade


Depois de superar a China com dificuldades, a seleção brasileira agora segue para Hamamatsu, onde jogará a terceira fase da Copa do Mundo. O primeiro confronto neste estágio da competição será neste domingo, contra a Argentina, às 4 horas (horário de Brasília). Em seguida, a equipe de Bernardinho encara Cuba, na segunda-feira, e a Sérvia, na terça.


O jogo - Escalado em uma formação que contou inicialmente com Bruno, Theo, Rodrigão, Gustavo, João Paulo Bravo e Murilo, a seleção brasileira travou um início de jogo equilibrado contra os chineses. Depois de ver o rival abrir 6 a 4, conseguiu empatar em 6 a 6 após um bloqueio de Gustavo. Porém, logo os adversários abriram 12 a 9 e depois 16 a 11. No fim do primeiro set, os brasileiros voltaram a reagir e ficaram dois pontos atrás, mas a China administrou a vantagem para fechar em 25 a 23.

Publicidade


Já o segundo set foi totalmente dominado pelos brasileiros, que foram para a primeira parada técnica vencendo por 8 a 2 e depois ampliaram a vantagem ao longo da parcial, que terminou em 25 a 10 após um ponto de saque de Marlon.


O terceiro set, assim como o primeiro, começou equilibrado e o Brasil foi para a primeira parada técnica com apenas um ponto de vantagem (8 a 7). A partir dali, porém, os brasileiros começaram a desgarrar no placar e, após mais um ace de Marlon, fizeram 25 a 18 para virar o jogo.


Na quarta parcial, mais uma vez o Brasil foi para parada técnica inicial em vantagem de 8 a 7, mas acabou permitindo a reação dos chineses, que depois abriram 16 a 12 e tiveram competência para administrar o placar e fechar o set em 25 a 19, levando a decisão do confronto para o tie-break.

Insatisfeito com o que viu no quarto set, Bernardinho promoveu as entradas de Lucas e Wallace nos lugares de Gustavo e Theo. E rapidamente a estratégia surtiu efeito, pois o Brasil abriu 7 a 2 logo no início e, sem maiores problemas, garantiu a vitória com sete pontos de diferença (15 a 8).


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade