Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Olimpíadas

Brasil vê 'grupo da morte' no vôlei masculino de Londres

Agência Estado
12 jun 2012 às 10:43

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) confirmou nesta terça-feira os grupos dos torneios masculino e feminino da modalidade na Olimpíada de Londres. E a equipe comandada por Bernardinho terá de encarar uma chave bastante complicada logo na primeira fase da competição. Vice-campeã olímpica nos Jogos de Pequim, em 2008, a equipe nacional irá encarar Rússia, Estados Unidos e Sérvia, três grandes potências, além de Alemanha e Tunísia.

Este será o Grupo B e já pode ser considerado o "da morte" deste estágio inicial dos Jogos Olímpicos, pois os norte-americanos são os atuais campeões olímpicos, a Rússia vem embalada pelos títulos da Liga Mundial e da Copa do Mundo no ano passado e a Sérvia é considerada uma equipe muito forte. Já alemães e tunisianos correrão por fora nesta briga por uma das quatro vagas desta chave nas quartas de final.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já o Grupo A do torneio masculino ficou definido com Grã-Bretanha, Itália, Polônia, Argentina, Bulgária e Austrália. Italianos e poloneses aparecem hoje como principais favoritos desta chave, enquanto Bulgária e Argentina vêm logo atrás. Já britânicos, anfitriões, mas sem tradição na modalidade, e australianos figuram como azarões na luta por um lugar nas quartas de final.

Leia mais:

Imagem de destaque

'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada

Imagem de destaque
Usou a Netflix

Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul

Imagem de destaque
Terceiro revés do humorista

Em luta com 'sarrada', Whindersson Nunes perde para indiano

Imagem de destaque
Decisão unânime

Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos


A definição das chaves do torneio masculino foi confirmada pela FIVB dois dias depois do fim dos últimos pré-olímpicos para os Jogos, encerrados no último domingo. Em um deles, realizado em Berlim, a Alemanha triunfou com três vitórias em três partidas, sendo uma delas por 3 sets a 2 sobre Cuba, país de forte tradição no vôlei e que não terá representantes entre homens e mulheres na modalidade em Londres - anteriormente, a seleção feminina cubana já havia fracassado na tentativa de ir aos Jogos.

Publicidade


FEMININO - Se entre os homens o Brasil terá de encarar o temido "grupo da morte", a seleção feminina do País caiu em uma chave que também pode ser considerada complicada. Campeãs olímpicas em 2008, as brasileiras terão pela frente Estados Unidos, China, Sérvia, Turquia e Coreia do Sul no Grupo B. Já o Grupo B contará com Grã-Bretanha, Japão, Itália, Rússia, República Dominicana e Argélia.


Derrotadas pelo Brasil na final dos Jogos de Pequim, as norte-americanas bateram as brasileiras na decisão do Grand Prix do ano passado e também de 2010. A China, tradicional país no vôlei feminino, ficou em terceiro lugar na última Copa do Mundo, na qual as brasileiras fracassaram com a quinta colocação e não conseguiram conquistar a vaga olímpica por antecipação em novembro do ano passado. Já a Sérvia mostrou força ao ficar em terceiro lugar no último Grand Prix.


Com isso, não será fácil o Brasil avançar às quartas de final como líder ou entre os primeiros colocados. Já na outra chave, Itália e Rússia despontam como principais favoritas a lutar pela liderança, e o Japão vem logo atrás nessa briga, enquanto dominicanas, britânicas e argelinas correm por fora na briga por uma das vagas no estágio seguinte da competição.

Assim como a masculina, a competição feminina de vôlei dos Jogos de Londres classifica as quatro seleções mais bem colocadas de cada chave para as quartas de final. A disputa entre as mulheres começará no dia 28 de julho e a decisão da medalha de ouro será em 11 de agosto. Já o torneio entre os homens será iniciado em 29 de julho e terá a grande final em 12 de agosto.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade