Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Basquete

Fiba anuncia retorno da Copa Intercontinental de Clubes

Agência Estado
05 ago 2013 às 13:49

Compartilhar notícia

- Reprodução
Publicidade
Publicidade

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou nesta segunda-feira o retorno da Copa Intercontinental de Clubes. A competição, que não era disputada desde 1996, conta com a participação dos campeões da Liga das Américas e da Euroliga. O Pinheiros/SKY será o representante do continente americano, enquanto o Olympiacos defenderá os europeus.

As duas equipes vão se enfrentar em duas partidas sediadas no Ginásio José Corrêa, em Barueri, nos dias 4 e 6 de outubro. O grande campeão mundial será definido pela combinação dos melhores resultados em ambas as partidas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A FIBA está muito contente em aprovar o retorno da Copa Intercontinental com os clubes mais importantes de cada continente", afirmou o secretário-geral da Fiba, Patrick Baumann. "Isso é a prova do grande desenvolvimento do basquete nas Américas, em especial na América do Sul, e espero que seja uma iniciativa que se mantenha para servir de experiência para uma futura Copa Mundial de Clubes".

Leia mais:

Imagem de destaque

'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada

Imagem de destaque
Usou a Netflix

Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul

Imagem de destaque
Terceiro revés do humorista

Em luta com 'sarrada', Whindersson Nunes perde para indiano

Imagem de destaque
Decisão unânime

Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos


A Copa Intercontinental de Clubes contou com 21 edições entre os anos de 1966 e 1987. Em 1996, houve uma edição extra, mas a competição não teve sequência. Na história do torneio, o Brasil teve participação de destaque, em especial no ano de 1979, quando o Esporte Clube Sírio se sagrou campeão. Na época, a equipe foi comandada por Claudio Mortari, atual técnico do Pinheiros.

Publicidade


"Sinceramente, tenho que manifestar nossa enorme felicidade de concretizar um sonho que começou desde o início da primeira Liga das Américas, em 2007. Sabíamos que precisávamos de um tempo para que esse dia chegasse, mas agradeço a todos que confiaram nessa ideia", comemorou o secretário-geral da Fiba Américas, Alberto García.


"Agradeço a Fiba e a Euroliga por aceitarem disputar com a gente essa primeira Copa e esperamos que, num tempo não muito distante, possamos também envolver outros continentes nessa disputa", afirmou o dirigente, cuja opinião foi compartilhada pelo presidente da Euroliga.

Publicidade


"A família do basquete se reúne novamente para esse importante evento no Brasil e esperamos que os amantes da modalidade na América nos conheçam melhor e desfrutem do nosso estilo de jogo", disse Jordi Bartolomeu, presidente da Euroliga.


Um dos protagonistas da nova edição do torneio, o Pinheiros exaltou a oportunidade de levantar o troféu histórico. "Para o Pinheiros, sempre foi uma meta, depois de vencer a Liga das Américas, poder disputar um dos eventos mais importantes do mundo como a Copa Intercontinental", afirmou João Fernando Rossi, diretor de esportes olímpicos do clube.

A chance de brilhar em âmbito mundial também empolgou o Olympiacos. "Nossa presença num momento tão importante para o basquete é uma honra. O Olympiacos vem conquistando feitos históricos nos últimos dois anos e essas partidas no Brasil são o passo a mais que se precisava para o futuro do basquete de clubes no nível mundial", disse Christos Stavropoulos, gerente-geral do clube grego.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade