Sem ser ameaçado, o espanhol Jorge Lorenzo venceu neste domingo a etapa francesa da MotoGP - a quarta da temporada 2012 -, realizada no circuito de Le Mans, e reassumiu a liderança do campeonato. Para isso, o piloto da Honda fez um excelente início de prova e depois não perdeu a primeira colocação.
O italiano Valentino Rossi, da Ducati, também se destacou na prova francesa e terminou em segundo lugar após superar o australiano Casey Stoner em uma disputa acirrada nas voltas finais no circuito de Le Mans.
Com isso, o heptacampeão mundial encerrou um jejum de 16 provas sem subir ao pódio, iniciada exatamente no ano passado em Le Mans, quando ficou na terceira colocação. Além disso, conseguiu o seu melhor resultado desde a segunda colocação na etapa portuguesa da MotoGP em 2010.
Leia mais:
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul
Em luta com 'sarrada', Whindersson Nunes perde para indiano
Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos
Além da vitória, Lorenzo comemorou a volta para a liderança do campeonato, com 90 pontos. Stoner, que anunciou a sua aposentadoria nesta semana, caiu para a segunda colocação, com 82 pontos. O espanhol Dani Pedrosa está em terceiro lugar, com 65 pontos.
O início da etapa francesa da MotoGP foi disputada sob chuva, mas sem acidentes. Logo na primeira volta, Lorenzo superou Pedrosa, o pole position da corrida, e Stoner para assumir a liderança. Já Rossi tinha bom ritmo de corrida e alcançou a terceira posição apenas com três voltas de corrida depois de ultrapassar Andrea Dovizioso, Cal Crutchlow e Pedrosa.
Com Lorenzo à frente e com uma vantagem confortável, a disputa pela segunda e terceira colocações passou a ser intensa. Crutchlow, que chegou a ultrapassar Rossi, saiu da pista e perdeu tempo. Já Stoner tentou pressionar o líder da prova, mas não teve sucesso.
Assim, Rossi e Stoner passaram a travar acirrada disputa pelo segundo lugar, com várias trocas de posições, nas cinco últimas voltas. O italiano se deu melhor no último giro ao conseguir ultrapassar o australiano para garantir a segunda posição. Pedrosa terminou a prova em Le Mans em quarto lugar, seguido pelo alemão Stefan Bradl, que foi campeão da Moto2 no ano passado, e do norte-americano Nicky Hayden.
A etapa da Catalunha, a quinta da temporada 2012 da MotoGP, será disputada no dia 3 de junho em Barcelona. Confira a classificação final da etapa francesa:
1º. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha), 28 voltas em 49min39s743
2º. Valentino Rossi (ITA/Ducati), a 9s905
3º. Casey Stoner (AUS/Honda), a 11s298
4º. Dani Pedrosa (ESP/Honda), a 29s361
5º. Stefan Bradl (ALE/LCR Honda), a 32s477
6º. Nicky Hayden (EUA/Ducati), a 32s842
7º. Andrea Dovizioso (ITA/Tech 3 Yamaha), a 59s759
8º. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha), a 1min05s152
9º. Héctor Barberá (ESP/Pramac Ducati), a 1min07s846
10º. Álvaro Bautista (ESP/Gresini Honda), a 1min13s193
11º. James Ellison (ING/Paul Bird), a 1min26s663
12º. Mattia Pasini (ITA/Speed Master), a 1min27s633
13º. Aleix Espargaró (ESP/Aspar), a 1 volta
14º. Michele Pirro (ITA/Gresini Honda), a 1 volta
15º. Yonny Hernández (COL/Avintia), a 1 volta
16º. Ben Spies (EUA/Yamaha), a 1 volta
17º. Chris Vermeulen (AUS/Forward), a 2 voltas
18º. Iván Silva (ESP/Avintia), a 2 voltas
Não completaram:
Danilo Petrucci (ITA/Ioda)
Randy de Puniet (FRA/Aspar)
Karel Abraham (RCH/AB Ducati)