Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
No tie break

Rússia bate Brasil e impede decacampeonato na Liga

Agência Estado
10 jul 2011 às 18:04

Compartilhar notícia

- Divulgação/FIVB
Publicidade
Publicidade

O Brasil perdeu neste domingo a chance de conquistar o seu décimo título da Liga Mundial. Apesar de errar mais, a Rússia entrou em quadra segura da possibilidade de vencer o time brasileiro, foi mais eficiente no tie break e venceu a decisão por 3 sets 2, parciais de 23/25, 27/25, 25/23, 22/25 e 15/11, em Gdansk, na Polônia.

O grande nome do jogo foi o russo Maxim Mikhaylov, autor de 27 pontos. Pelo lado brasileiro, o capitão Giba foi mais quem pontuou, com 16, mesmo desempenho do oposto Théo, que, apesar de ter sido substituído diversas vezes durante a partida, fez mais uma atuação brilhante.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pesou negativamente ao Brasil o excesso de erros no tie break, a se destacar dois saques para fora em momentos decisivos do set final. Este foi apenas o segundo título conquistado pela Rússia na Liga Mundial. O primeiro foi exatamente sobre o Brasil, em 2002, em Belo Horizonte. No ano passado, os dois times já haviam se encontrado na decisão, com vitória brasileira em Córdoba.

Leia mais:

Imagem de destaque

'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada

Imagem de destaque
Usou a Netflix

Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul

Imagem de destaque
Terceiro revés do humorista

Em luta com 'sarrada', Whindersson Nunes perde para indiano

Imagem de destaque
Decisão unânime

Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos


O JOGO - O Brasil entrou em quadra com a mesma formação que mudou o jogo contra os Estados Unidos, no segundo jogo em Gdansk: Bruninho, Lucão e Sidão, Murilo e Giba, Théo e Serginho. Aproveitando muitos erros russos, o time brasileiro manteve-se com pequena vantagem durante todo o primeiro set. Só perdeu a liderança em 19 a 17, mas logo voltou à frente, em 22 a 21. Fechou depois a parcial em 25/23, com um ponto de Lucão.

Publicidade


O segundo set foi tão equilibrado quanto o primeiro. A Rússia chegou a abrir dois pontos de vantagem, mas logo o Brasil empatou em 20 a 20. A parcial seguiu parelha até os 25 a 25. Um bloqueio em Rodrigão, porém, acabou fechando o set para a Rússia em 27/25.


Diferentemente das duas primeiras parciais, a Rússia foi superior logo nos primeiros pontos do terceiro set, abrindo logo 7 a 2. Bernardinho mexeu, fez a inversão com Marlon e Vissotto nos lugares de Théo e Bruno e as alterações deram certo. O Brasil logo diminuiu a distância para dois pontos e chegou a reduzir a um, em 24 a 23. No ponto decisivo, porém, Murilo chegou no bloqueio, mas mandou para fora. Vitória russa por 25/23.

Publicidade


Para o quarto quarto, Bernardinho voltou com Bruno e Théo no time e, graças a dois ataques do oposto, o time brasileiro abriu 2 a 0. Depois, Giba fez ace e ampliou a vantagem, que foi sendo administrada até o fim. O treinador manteve as inversões sempre que o levantador chegava à rede e o Brasil fechou o set em 25/22 após um erro de saque de Ilinykh.


O time brasileiro logo abriu 2 a 1 no tie break e faria 3 a 1 não fosse um erro grosseiro do fiscal de linha, que não viu um bloqueio brasileiro voltar nitidamente dentro da quadra russa, marcando bola fora. Os brasileiros se revoltaram com a arbitragem, mas logo mostraram que não perderiam a concentração, fazendo o ponto seguinte com Rodrigão - que havia entrado no lugar de Sidão no quarto set.


Depois de o time brasileiro desperdiçar dois contra-ataques e deixar a Rússia abrir 7 a 5, Bernardinho fez a inversão e colocou Marlon e Vissotto em quadra. Na primeira bola da dupla, o levantador colou demais a bola na rede e oposto atacou batendo com mão na fita. Em seguida, mais um ataque ruim de Vissotto, amortecido pelo bloqueio. O contra-ataque russo, porém, parou no bloqueio do brasileiro, que se recuperou.

Quando o Brasil conseguiu chegar no placar, em 8 a 9, Giba errou um saque, Murilo mandou um ataque para fora e a Rússia abriu três pontos novamente. Após nova rodada do time brasileiro, Lucão errou mais um saque e os russos fizeram 12 a 9. Logo que voltou à quadra com Bruno, Théo errou um ataque e deixou a Rússia a um ponto do título. E ele veio exatamente num ataque do melhor jogador em quadra: Mikhaylov.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade